Abaetetuba sedia a maior vitrine do artesanato regional

Programação deverá atrair duzentos mil visitantes

Redação Integrada

A 16ª edição do Festival do Miriti (Miritifest), a ocorrer a partir do dia 31 deste mês de maio até 2 de junho, na Praça Francisco de Azevedo Monteiro (Praça da Bandeira), em Abaetetuba, funcionará como uma grande vitrine da produção do artesanato que tem como matéria-prima a palma do miritizeiro. O evento deverá contar com 200 mil visitantes e promete gerar 100 empregos diretos e 500 indiretos, de acordo com a coordenação do festival.

O Miritifest é um evento em que os artesãos têm a oportunidade de mostrar toda a escala de produção do miriti, que vai dos tradicionais brinquedos coloridos, associados principalmente às festividades do Círio de Nazaré, a componentes para decoração de ambientes.

Para o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, o festival é um grande impulsionador da cultura local, fomentando a economia e gerando emprego e renda para o município. “Estamos trabalhando para que a edição 2019 seja um sucesso e projete ainda mais longe o talento dos nossos artesãos, cujo trabalho merece todo reconhecimento. Além disso, a programação proporciona aos turistas e à população local momentos de arte, cultura e lazer.”

A abertura do Miritifest será no dia 31 de maio com a participação de artistas do município e presença das bandas Pop Show, Toninho e banda, Pérola Negra, grupo Pagode Pra Namorar e outros. A programação inclui, ainda, feira de comidas típicas e o tradicional Desfile da Garota Miriti 2019.

Pará