Bragança: 1000 mudas de árvores nativas da Amazônia serão distribuídas neste sábado (16)
Ação alusiva à Semana da Árvore Amazônica do IFPA iunto ao ICMBio estimula a recomposição de áreas verdes com espécies da região

Neste sábado (16), mil mudas de árvores nativas da Amazônia serão doadas em Bragança, nordeste do Pará. Entre as espécies que serão distribuídas gratuitamente estão duas das mais ameaçadas de extinção no bioma: o mogno brasileiro, a acuuba e o cumaru. A ação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) é alusiva à "Semana da Árvore Amazônica", que será na sede do ICMBIo, parceiro do EcoEspaço do IFPA, na avenida Nazeazeno Ferreira, Centro, a partir das 8h.
As mudas disponíveis para doação foram plantadas por estudantes no EcoEspaço do IFPA em Bragança, um projeto de extensão que funciona como um berçário da floresta. De lá saem milhares de mudas que ajudam a recompor áreas degradadas na região.
Quais mudas serão replantadas?
Estarão disponíveis mudas de:
- sumaumeira;
- andiroba;
- caju da praia;
- pau preto;
- cacau;
- cupuaçuzeiro;
- cumaru;
- ipê amarelo;
- lanterneira;
- biribá;
- abacabi, açaí-açu;
- mogno brasileiro;
- abricó-de-macaco;
- tauari;
- ucuuba;
- araçá-boi.
O professor Roberto Senna, responsável pela atividade, explica que a distribuição de mudas também é uma ação de educação ambiental que envolve estudantes e a comunidade. Ao receber a doação, o morador é orientado sobre o manejo adequado da espécie, a importância para a região e seu ciclo de desenvolvimento.
A Semana da Árvore Amazônica este ano homenageia o ipê roxo (Handroanthus impetiginosus Bignoniaceae), que floresce e colore a floresta a partir do mês de maio.
VEJA MAIS
Mudas plantadas por estudantes ajudam a recompor áreas degradadas
Bragança tem poucos fragmentos preservados de floresta nativa, um deles fica no próprio IFPA e é mantido pelos pesquisadores e estudantes do Instituto. As áreas de borda deste fragmento passam por um processo de recomposição com o plantio de espécies nativas produzidas no EcoEspaço, algumas delas muito ameaçadas pela exploração comercial da madeira.
A porção de floresta dentro do IFPA campus Bragança pode ser visitado por pequenos grupos, que fazem a chamada Trilha Caeté, de 1,2 km no meio da floresta.
O EcoEspaço também funciona como uma sala de aula aberta a visita de alunos de todas as idades de escolas da região. Lá eles aprendem sobre a recomposição de áreas florestais, sobre a coleta e preparação de sementes e a utilização de materiais reciclados para acondicionar mudas. O EcoEspaço do IFPA em Bragança faz regularmente a doação de mudas a órgãos e prefeituras da região.
Para saber mais sobre as ações do projeto, acesse instagram.com/ecoespacoifpabraganca
Serviço
IFPA doa mudas no ICMBio
Local: na sede do ICMBIO em Bragança,
Endereço: avenida Nazeazeno Ferreira, 704, Centro.
Horário: 8h às 12h
Informações: (91) 98808-4999
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA