Zelensky se reune com Charles III para reforçar cooperação em defesa
Encontro entre os dois ocorreu durante visita do presidente da Ucrânia ao Reino Unido

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, foi recebido nesta segunda-feira (23) pelo rei Charles III para um almoço no castelo de Windsor, informou o Palácio de Buckingham em um breve comunicado.
"O presidente da Ucrânia visitou o rei esta tarde e ficou para o almoço", observou o Palácio de Buckingham no texto.
Zelensky, que havia sido recebido por Charles III em março, se reunirá posteriormente com o primeiro-ministro britânico, o trabalhista Keir Starmer, após os novos ataques lançados pela Rússia na noite passada contra Kiev e sua região.
O líder ucraniano, que busca reforçar o apoio internacional ao seu país após mais de três anos de invasão russa, também participará esta semana de uma cúpula da Otan na cidade holandesa de Haia.
Um porta-voz de Zelensky disse à imprensa que o principal objetivo de sua viagem ao Reino Unido é "aprofundar a cooperação em matéria de defesa".
Além de se reunir com o rei Charles III e o primeiro-ministro Keir Starmer, a agenda de Zelensky inclui encontros com os presidentes de ambas as câmaras do Parlamento britânico, Lindsay Hoyle e Lord John McFall, segundo o porta-voz do líder ucraniano.
O Reino Unido tem sido um dos aliados mais firmes da Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país no início de 2022.
Londres impôs sanções à Rússia e forneceu à Ucrânia uma ajuda militar significativa.
Pelo menos oito pessoas morreram em bombardeios russos na madrugada de domingo para segunda-feira na região de Kiev, anunciaram as autoridades ucranianas.
Os novos bombardeios ocorrem quando os esforços diplomáticos para acabar com a guerra entre Moscou e Kiev desencadeada pela invasão russa da Ucrânia em 2022 estão em um impasse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA