Trump cria plano de 'dominância energética' que prevê aumentar a produção de petróleo e gás

Governo Trump também anunciou ter concedido autorização condicional de exportação para um grande projeto de gás natural liquefeito na Louisiana

Thais Porsch / AE
fonte

Por meio de uma ordem executiva, o presidente dos EUA, Donald Trump, estabeleceu nesta sexta-feira, 14, o Conselho Nacional de Dominância Energética, na busca por "expandir todas as formas de produção de energia confiáveis e acessíveis para reduzir a inflação, fazer a economia crescer, criar empregos bem remunerados e restabelecer a liderança americana em manufatura", segundo comunicado da Casa Branca.

Em conjunto, as ações ressaltaram o compromisso do governo de aumentar a produção de energia americana, principalmente de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural.

VEJA MAIS

image Ações do governo Trump ameaçam acordos na COP 30, avaliam cientistas políticos
Sinalizações atuais do presidente americano indicam um cenário de menor impacto na agenda do encontro

image Medida de Trump sobre taxação mínima de empresas mexe com o mercado
Gustavo Freitas / Especial para O Liberal

"Vamos ganhar mais dinheiro do que qualquer pessoa já ganhou com energia", disse o republicano no Salão Oval nesta sexta-feira, 14. Os EUA têm "energia limpa, uma bela energia muito limpa. Temos sorte de tê-la. Eu a chamo de ouro líquido sob nossos pés. E vamos utilizá-la."

O governo Trump também anunciou ter concedido autorização condicional de exportação para um grande projeto de gás natural liquefeito na Louisiana, a primeira aprovação de novas exportações de GNL desde que o ex-presidente Joe Biden interrompeu a análise do projeto há um ano. /Com informações da AP

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO