CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Tipicamente paraense, açaí vira café da manhã na Europa; entenda

Venda da fruta amazônica teve crescimento de 50% nos últimos anos somente na Espanha

Hannah Franco
fonte

Além do Pará, o açaí pode estar virando um prato típico também entre os europeus. Desde seu crescimento na Europa, o açaí conquistou paladares e se tornou uma opção popular para o café da manhã, especialmente na Espanha. Com o aumento das vendas do produto exportado do Brasil, cada vez mais estabelecimentos estão comercializando a fruta.

Em lugares como a cidade de Jerez de la Frontera, na Espanha, as opções de café da manhã agora incluem tigelas de açaí, ao lado de itens tradicionais como café, torradas e pastéis. Além do sabor, a cor roxa da fruta também chamou a atenção e já é uma das favoritas entre os influenciadores para compartilhar nas redes sociais.

VEJA MAIS

image 'Boom' do açaí ameaça a biodiversidade em regiões da Amazônia; entenda
Monocultura: aumento da demanda tem provocado perda de outras espécies de vegetais

image Café de açaí: Órgãos discutem sobre regulamentação e venda do produto
Mais de 50 marcas da bebida proveniente do caroço eram comercializadas no Pará até março do ano passado

Crescimento das vendas

As vendas do açaí na Espanha tiveram um aumento de mais de 20% desde 2016, atingindo 50% em 2021 e 2022. Esse crescimento começou com cafeterias e lojas especializadas, que comercializam açaí com coberturas, banana, granola, leite em pó, chocolate, coco ralado, manteiga de amendoim e outros ingredientes.

Os preços das tigelas variam de acordo com o tamanho e as opções escolhidas. Em Madrid, uma tigela de açaí pode custar até 5,90 euros (cerca de R$ 31). As informações são do OGlobo.

image Consultor fitness prova açaí com peixe frito e farinha e critica combinação 'paraense'
Guto Galamba publicou um vídeo relatando a sua experiência e afirmou não ter apreciado a forma como o fruto é servido na região, prefiro o o sorvete

image Coxinha de açaí com recheio de peixe frito viraliza e vira sonho de consumo dos paraenses
O quitute foi idealizado pelo empresário Clemerson Gomes. A inspiração veio por meio dos passeios que os turistas costumam fazer no Ver-O-Peso para tomar açaí acompanhado de um bom peixe frito

Uma fruta fitness

A popularização da fruta amazônica na Espanha pode ter relação com o interesse crescente em estilos de vida saudáveis. O açaí atraiu os adeptos de uma vida mais fitness por suas propriedades nutricionais que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), contém proteínas, antioxidantes, cálcio, ferro e vitaminas B1, ômega 6 e ômega 9.

Nos mercados, é comum que tenha a polpa congelada misturada ao guaraná. Ao contrário do típico açaí paraense, essa combinação serve para dar uma energia extra, muito consumida nos pré-treinos e mais um motivo para ter conquistado o corações europeus.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO