CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Protesto contra novo governo tem confrontos entre manifestantes e policiais na Argentina

Tensões aumentaram quando os oficiais tentaram levar os manifestantes para a calçada, buscando desobstruir uma das vias de Buenos Aires

O Liberal
fonte

A capital da Argentina, Buenos Aires, enfrenta momentos de tensão, nesta quarta-feira (20), dia em que ocorre o primeiro grande protesto contra o governo do novo presidente do país, Javier Milei. As manifestações começaram com confrontos entre manifestantes e policiais, principalmente quando oficiais tentaram desobstruir uma das vias da cidade, levando os manifestantes para a calçada. Dias antes, a administração de Milei anunciou um protocolo anti piquetes e ameaçou cortas os benefícios sociais de quem bloqueasse vias e pontes durante protestos.

VEJA MAIS

image Milei anuncia cortes em benefícios sociais para quem bloquear ruas em protestos
As medidas foram anunciadas pela ministra de Capital Humano, Sandra Pettovello, em um vídeo divulgado nas redes oficiais.

image Governo argentino anuncia pacote fiscal com desvalorização do peso
Medidas incluem a suspensão de novas licitações e o cancelamento de licitações de obras públicas ainda não iniciadas

Os atos foram organizados por movimentos de esquerda contra o chamado "Plano Motoserra", o pacote de medidas econômicas anunciadas pelo novo presidente para conter os gastos e melhorar o cenário da economia da Argentina.

Pelo novo protocolo antipiquetes anunciado pela ministra de Segurança Patricia Bullrich, no dia 14 de dezembro, as forças federais e o serviço penitenciário federal poderão intervir diante de piquetes e bloqueios, sejam parciais ou totais, de acordo com os códigos processuais vigentes, e as autoridades podem atuar até que todas as ruas e pontes bloqueadas estejam liberadas.

image Argentina anuncia revisão de contratos e nomeações em meio a medidas econômicas urgentes
Porta-voz de Milei anuncia decisão de congelar toda a verba publicitária oficial por um ano

Argentina sob nova direção e nova era de relações com o Brasil

Ainda conforme o protocolo anunciado, os responsáveis, cúmplices e instigadores dos bloqueios devem ser identificados e suas informações serão enviadas para as autoridades competentes. As organizações sociais responsáveis pelos protestos deverão arcar com os custos das operações de segurança. As organizações que participarem frequentemente na criação de piquetes serão colocadas ainda em uma lista do governo.

Manifestantes estrangeiros com residência provisória também terão suas informações serão enviadas para a Direção Nacional de Imigração da Argentina. 

image Milei derruba decreto que impedia nepotismo e nomeia irmã em cargo no primeiro escalão do governo
Karina foi indicada primeira-dama e secretária-geral do governo de Javier Milei

image Milei toma posse como presidente da Argentina com bastão entalhado em homenagem aos seus cachorros
Ato ocorreu em homenagem aos animais de estimação de Milei, que assumiu o comando do país neste domingo (10)

Sandra Pettovello, ministra de Capital Humano, afirmou ainda, no dia 18 de dezembro, que o governo irá cortar programas sociais de quem bloquear ruas durante manifestações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO