Projeto brasileiro de preservação do pirarucu na Amazônia vence prêmio internacional de empreendedor

O biólogo João Vitor Campos e Silva é um dos cinco vencedores do prêmio Rolex Awards for Enterprise 2019

Redação Integrada

A luta pela preservação do pirarucu ou arapaima, o maior peixe de escama de água doce do mundo, é uma das cinco iniciativas premiadas no Rolex Awards for Enterprise 2019 na categoria meio ambiente. O biólogo João Campos e Silva, 36, idealizador do projeto, é o único brasileiro entre os vencedores.

"O arapaima é um peixe fantástico, a começar pelo fato de que é enorme, podendo alcançar três metros de comprimento e pesar 200 quilos. Desde tempos imemoriais, ele vem alimentando os povos da Amazônia", explica João, que destaca a pesca predatória, a fragmentação do habitat e a poluição das águas como fatores que dizimaram as populações selvagens da espécia ao ponto de serem extintos em muitos lugares.

Entretanto, o biólogo acredita que o pirarucu ainda pode ser salvo. A proteção de pequenos lagos conectados aos rios na região oeste da Amazônia resultou em uma recuperação espetacular da espécie, que também contribuiu para o aumento das populações de peixe-boi, ariranha, tartaruga-da-amazônia e jacaré-açu, outras espécies ameaçadas de extinção. Hoje, a recuperação da fauna aquática se tornou nova fonte de renda para as comunidades ribeirinhas.

"As comunidades locais têm contribuído para o restabelecimento da população do maior peixe do planeta", destaca João Campos e Silva. "O arapaima é o peixe que está transformando a Amazônia. O manejo do arapaima pela comunidade local é o fio de esperança que vem fazendo renascer o otimismo em muitas pessoas."

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!