CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Primeira reitora negra de Harvard renuncia em meio a polêmicas de plágio e antissemitismo

Ela anunciou sua saída em uma carta à comunidade de Harvard, poucos meses após assumir o mandato

O Liberal
fonte

Em uma carta à comunidade de Harvard, divulgada nesta terça-feira (2), Claudine Gay, primeira reitora negra da instituição, anunciou sua renúncia ao cargo, poucos meses após assumir o mandato. A decisão foi tomada em meio às acusações de plágio e críticas sobre a forma como Claudine lidou com o antissemitismo no campus em meio ao conflito entre Israel e Hamas, em Gaza.

“Tem sido difícil ver o meu compromisso de enfrentar o ódio e defender o rigor acadêmico ser questionado... e aterrorizante ser alvo de ataques pessoais e ameaças alimentadas pelo racismo”, escreveu Claudine Gay, que voltará ao corpo docente da universidade. Na carta, ela diz ainda que “ficou claro que é do interesse de Harvard que eu me demita para que a nossa comunidade possa navegar neste momento de desafio extraordinário”.

VEJA MAIS

image Saiba quais são os sete empregos que causam mais infelicidade, segundo estudo da Harvard
Trabalhos com serviços de atendimento ao cliente aparecem mais de uma vez na lista

image Brasileiros vencem competição de Harvard com ideia de app para o SUS
A ferramenta idealizada pelos brasileiros concedeu aos jovens o maior prêmio do evento

Polêmicas

No mês passado, os reitores de Harvard, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade da Pensilvânia, foram convocados para responder às acusações de que as universidades não estavam protegendo os estudantes judeus em meio aos crescentes temores de antissemitismo. Durante a audiência realizada no Congresso, Claudine Gay se recusou a dizer inequivocamente se o apelo ao genocídio dos judeus violava o código de conduta de Harvard. 

Na ocasião, ela argumentou que o posicionamento da Universidade dependia do contexto e que quando “a fala se cruza com a conduta, isso viola as nossas políticas”. Legisladores republicanos e alguns democratas reagiram à fala, bem como da Casa Branca. Após a repercussão, Claudine pediu desculpas, dizendo ao jornal estudantil The Crimson que ela se envolveu em uma discussão acalorada na audiência.

image Programa oferece bolsas de até 90% nas melhores universidades do mundo; veja como participar
Estudantes podem ser contemplados com bolsas de estudos em universidades como Harvard, Stanford, Colúmbia e Massachusetts Institute of Technology (MIT)

image Negro e ex-aluno de escola pública, brasileiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai falecido
“A escola onde eu estudava colocava 45 alunos em uma sala de aula sem ar-condicionado, com mesa quebrada. Muitos colegas não sabiam ler", relata Arthur

“O que eu deveria ter tido a presença de espírito de fazer naquele momento era retornar à minha verdade orientadora, que é que os apelos à violência contra a nossa comunidade judaica – ameaças aos nossos estudantes judeus – não têm lugar em Harvard e nunca permanecerão incontestados“, declarou.

Porém, a carreira acadêmica também passou a ser alvo de ativistas conservadores. Vários casos de suposto plágio em sua tese de doutorado de 1997 foram apresentados. Inicialmente, o conselho administrativo de Harvard apoiou Claudine, afirmando que uma revisão de seu trabalho acadêmico revelou “alguns casos de citação inadequada”, mas nenhuma evidência de má conduta de pesquisa. Pouco tempo depois, a Harvard Corporation disse ter encontrado dois exemplos adicionais de “linguagem duplicada sem atribuição apropriada” e informou que a reitora atualizaria sua dissertação e solicitaria correções.

image De escola pública, jovem paraense com doença pulmonar é aprovado em Harvard para cursar medicina
Ele cursou a maior parte da vida escolar à distância, por conta de uma doença pulmonar crônica

image Efeito colateral da vacina pode ser fruto da imaginação, aponta Harvard
Pesquisadores afirma que até três quartos das pessoas que não receberam vacina sentiram efeitos, até diarreia

Com a saída da Claudine, o economista e médico Alan M. Garber, atuou como reitor por 12 anos, atuará como reitor interino até que Harvard encontre um substituto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO