Presidente do Parlamento da Otan chama de “imprudente” decisão de Putin de suspender acordo com EUA

Para Joëlle Garriaud-Maylam, "Rússia continua sendo a ameaça mais significativa e direta à segurança dos aliados"

O Liberal

A presidente da Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Joëlle Garriaud-Maylam, emitiu um comunicado acerca da decisão do presidente Vladimir Putin de suspender a participação no acordo nuclear entre Rússia e Estados Unidos (EUA). Segundo Garriaud-Maylam, a ação é "profundamente decepcionante e imprudente" e Putin deve reverter a decisão.

VEJA MAIS

image Ucrânia acusa Rússia de invadir espaço aéreo da Otan durante ataques
Romênia negou que mísseis de cruzeiro russos tenham sobrevoado seu espaço aéreo

image Zelensky pede proteção à Otan e reforça os riscos globais de bombardeios às usinas nucleares
Mais de uma dúzia de explosões abalaram a maior usina ucraniana no último fim de semana

image Míssil que atingiu a Polônia foi provavelmente lançado pela Ucrânia, diz Otan
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16), durante uma entrevista coletiva após uma reunião urgente com os embaixadores das organizações

Ela também acrescentou que "a competição nuclear irrestrita não é do interesse de ninguém". Garriaud-Maylam enfatizou que a decisão de Putin ocorre em um momento delicado, próximo ao aniversário de um ano da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, o que pode desestabilizar ainda mais a paz e a segurança global.

Para Garriaud-Maylam, a suspensão da participação de Putin mostra que a Rússia continua a ser a ameaça mais significativa e direta à segurança dos aliados da Otan. Além disso, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e líderes do Bucareste 9 (B9) para agradecer a participação e ajuda dos EUA na Guerra da Ucrânia e reafirmar o compromisso com os ucranianos.

Durante a reunião, Stoltenberg afirmou que os aliados estão mais unidos do que nunca e que protegerão cada centímetro do território da Ucrânia. No entanto, a situação continua a ser delicada e requer a atenção da comunidade internacional para evitar um conflito maior.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO