MENU

BUSCA

Papa Leão XIV enviou recado aos brasileiros antes de ser eleito pontífice; assista o vídeo

Antes de ser eleito papa, Leão XIV gravou vídeo para o Padre Marcelo Rossi, agradecendo aos brasileiros e à ordem agostiniana

Gabi Gutierrez

Antes de se tornar papa, Leão XIV já demonstrava carinho pelo Brasil. Em um vídeo enviado ao Padre Marcelo Rossi, o então cardeal Robert Francis Prevost mandou um recado aos brasileiros, agradecendo pelo trabalho da comunidade eclesiástica e da ordem agostiniana no país.

A gravação foi feita em Roma e divulgada após o conclave que o elegeu como o novo líder da Igreja Católica, na última quinta-feira (8/5).

“Obrigado pelo vosso trabalho”, disse o então cardeal

VEJA MAIS:

Vaticano apresenta símbolos do papa Leão XIV, com forte inspiração agostiniana; confira
Brasão, lema e assinatura destacam o valor da comunhão na Igreja e reafirmam o vínculo do pontífice com a espiritualidade de Santo Agostinho


Papa Leão XIV reza de joelhos em visita ao túmulo do Papa Francisco
Pontífice depositou rosa branca na sepultura de seu antecessor


Papa Leão XIV faz primeira visita surpresa fora de Roma
Prevost foi recebido por fiéis reunidos na praça em frente ao santuário.

No vídeo, Leão XIV aparece sorridente e fala em espanhol:

“A todos os irmãos agostinianos e toda a família do Brasil, irmãos e irmãs do Brasil: uma grande alegria celebrar aqui em Roma a conclusão deste conclave. Deus os acompanhe sempre. Obrigado pelo vosso trabalho. A bênção do Senhor esteja sempre com vocês.”

A mensagem foi enviada por meio do Padre Marcelo Rossi, que revelou ser amigo pessoal de Prevost.


Leão XIV já esteve no Brasil duas vezes

O papa Leão XIV, de 69 anos, tem uma relação antiga com o Brasil. Quando ainda era padre-geral da ordem dos agostinianos, esteve no país em duas ocasiões: em 2012 e 2013. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o então cardeal visitou Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG).

Papa tinha nova visita marcada ao Brasil

Prevost também estava com uma nova viagem marcada ao Brasil. Ele participaria da 62ª Assembleia Geral da CNBB, prevista para ocorrer entre 30 de abril e 9 de maio deste ano, onde faria uma pregação durante o retiro.

No entanto, o evento foi cancelado em virtude do falecimento do papa Francisco e foi remarcado para 2026.

Mundo