Papa Leão XIV reza de joelhos em visita ao túmulo do Papa Francisco
Pontífice depositou rosa branca na sepultura de seu antecessor
O Papa Leão XIV visitou o túmulo de seu antecessor, o Papa Francisco, na tarde deste sábado, 10. A ida ao local onde estão os restos mortais de Francisco se deu de surpresa, a caminho do Vaticano, após o novo papa também ter visitado o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, nos arredores de Roma.
[instagram=DJfHEHESSN2]
Leão XIV chegou de carro à Basílica de Santa Maria Maior, onde está sepultado Francisco. Lá ele depositou uma flor branca sobre a lápide e depois se deteve em oração diante do túmulo do papa e da imagem da Virgem Maria, Salus Populi Romani - "Salvação do Povo Romano" ou "Protetora do Povo Romano", na tradução. Esse é o título católico atribuído à imagem da Virgem Maria em Roma.
Rosa branca
Ao longo da vida e do seu pontificado, o Papa Francisco sempre enfatizou seu vínculo com a rosa branca - que também é relacionada à mística carmelita.
O pontífice argentino relatava que, certa vez, recebeu uma flor branca, como um “sinal” de uma graça alcançada. Francisco pedia ajuda na solução de um problema: “não que o resolvesse, mas que o assumisse”, e o ajudasse a aceitá-lo. Como um “sinal”, o papa contava que recebeu uma flor, branca.
Por isso, agora uma rosa branca sempre repousa na lápide de mármore de Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior.
VEJA MAIS
[[(standard.Article) Papa Leão XIV faz primeira visita surpresa fora de Roma]]
Mais de cem votos dos cardeais
O papa Leão XIV teve, neste mesmo sábado, seu primeiro encontro formal com os 133 cardeais da Igreja Católica que participaram do conclave que definiu a sua eleição como pontífice, na última quinta-feira (8). O encontro foi marcado por novas menções ao legado deixado pelo papa Francisco. O novo pontífice também mencionou desafios de seu papado, como a inteligência artificial.
Ao final do encontro, o cardeal Désiré Tsarahazana, de Madagascar, confirmou em entrevista à rádio italiana RAI que o novo papa teve mais de 100 votos no conclave. “Ele é um excelente papa”, disse ainda Tsarahazana. “A reunião correu muito bem e também falámos sobre a necessidade de tornar a igreja mais colegial”.