Vaticano apresenta símbolos do papa Leão XIV, com forte inspiração agostiniana; confira
Brasão, lema e assinatura destacam o valor da comunhão na Igreja e reafirmam o vínculo do pontífice com a espiritualidade de Santo Agostinho
O Vaticano apresentou oficialmente, neste sábado (10), o brasão, o lema e a assinatura do papa Leão XIV. Segundo a Santa Sé, os símbolos escolhidos refletem fortemente a herança espiritual do pontífice ligado à Ordem de Santo Agostinho.
O brasão papal é composto por um escudo dividido em dois campos diagonais. Na parte superior, sobre um fundo azul, aparece um lírio branco. Já na metade inferior, sobre fundo claro, está representado um dos emblemas mais emblemáticos da ordem agostiniana: um coração atravessado por uma flecha repousando sobre um livro fechado — imagem que faz referência à experiência de conversão de Santo Agostinho. A cena remete à frase latina “Vulnerasti cor meum verbo tuo” (“Feriste meu coração com a tua Palavra”).
O lema escolhido por Leão XIV, “In Illo uno unum” (“Naquele único, somos um”), também se baseia nos escritos de Santo Agostinho, mais precisamente em um sermão sobre o Salmo 127, no qual o santo afirma que, apesar dos cristãos serem muitos, todos se unem em Cristo.
VEJA MAIS:
Em entrevista concedida ao Vaticano em julho de 2023, Leão XIV já havia destacado que a comunhão e a unidade são valores centrais em sua vida e missão pastoral. “Esses princípios fazem parte do carisma agostiniano e moldam meu modo de pensar e agir”, afirmou. O papa também ressaltou a importância dos pilares do Sínodo: comunhão, participação e missão. “Santo Agostinho fala muito sobre a necessidade da unidade na Igreja e de vivê-la concretamente”, declarou.
A nova identidade visual do pontífice mantém traços de seu brasão episcopal anterior, sinalizando continuidade em sua proposta pastoral, agora à frente da Igreja Católica.