Papa Francisco prepara sucessão com a posse de 20 novos cardeais

Relação inclui nomes do Brasil, Paraguai, Índia, Singapura, Mongólia e Timor Leste

O Liberal
fonte

O papa Francisco já deixou claro que pode renunciar se as dificuldades com a saúde lhes impedir de exercer sua função com o empenho que exige. Agora, com a posse no sábado de 20 novos cardeais, 16 deles com direito a voto no conclave para a eleição de seu sucessor, o assunto sucessão fica mais próximo. As informações são da AFP.

O pontífice de 85 anos convocou todos os cardeais do mundo para uma reunião inédita de dois dias, que acontecerá após a "criação", o termo religioso, dos 20 novos "príncipes da Igreja".

VEJA MAIS

image 'Não acredito que possa manter o mesmo ritmo de viagens de antes', afirma Papa Francisco
O religioso disse que na sua idade, e com os limites que têm, deve se 'poupar para poder servir à igreja'

image Papa Francisco pede perdão pelo mal causado a indígenas por cristãos no passado
Papa viaja pela América no Norte e se encontra com povos nativos do Canadá

image 'Nem acredito', diz menina do Piauí após ter carta respondida pelo Papa Francisco
O momento da entrega do documento para a pequena Maria Gabriela, de 7 anos, foi compartilhado no Instagram de Dom Gabriel Santos, bispo de sua cidade

A cerimônia de posse dos novos cardeais acontecerá no sábado a partir das 16h (11h de Brasília) durante uma cerimônia solene na basílica de São Pedro no Vaticano.

Dedicada à reforma da Constituição Pontifícia, aprovada em março e em vigor desde 5 de junho, a convocação de quase 300 cardeais é uma espécie de pré-conclave, durante o qual será feito um balanço da situação da Igreja após quase 10 anos de liderança do papa latino-americano.

Estado de saúde do papa provoca especulações

A reunião provocou muitas especulações, em particular sobre o estado de saúde do papa, que passou por uma cirurgia no cólon em 2021 e sofre com dores no joelho direito que o impedem de caminhar e o obrigam a usar uma cadeira de rodas.

Francisco não descartou a possibilidade de renunciar diante das dificuldades de saúde, como admitiu no fim de julho aos jornalistas que acompanharam sua viagem ao Canadá.

"Mudar de papa não seria uma catástrofe", declarou, antes de explicar: "Não pensei nesta possibilidade, mas isto não quer dizer que depois de amanhã não vou pensar".

"A porta está aberta", acrescentou.

Com a posse dos novos cardeais, Francisco inclui na lista de possíveis sucessores religiosos procedentes das periferias do mundo, certamente mais abertos, menos acostumados às intrigas da Cúria Romana.

A relação inclui nomes do Brasil, Paraguai, Índia, Singapura, Mongólia e Timor Leste.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO