Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não acredito que possa manter o mesmo ritmo de viagens de antes', afirma Papa Francisco

O religioso disse que na sua idade, e com os limites que têm, deve se 'poupar para poder servir à igreja'

Repórter 70

Fim do recesso
Esvaziado pelo período eleitoral e com matérias prestes a perder a validade, o Congresso Nacional volta hoje.

Insuficiência cardíaca
A doença provocou um gasto de R$ 1,4 bilhão em hospitalizações, provocando a morte de 77.290 pessoas, de 2018 a 2021.
 

Papa Francisco (J.Bosco)

 

"Não acredito que possa manter o mesmo ritmo de viagens de antes. Acredito que na minha idade, e com esses limites, devo me poupar para poder servir à Igreja.”

A declaração foi dada pelo Papa Francisco no retorno ao Vaticano, após visita de seis dias ao Canadá. Acometido por fortes dores no joelho que o obrigam a se locomover em cadeira de rodas, o pontífice de 85 anos disse ainda que uma eventual renúncia, a exemplo do que fez seu antecessor, Bento 16, “não seria catástrofe”.

VERÃO

ATALAIA

Último fim de semana das férias e mais uma vez as redes sociais foram invadidas por centenas de imagens da praia do Atalaia, em Salinópolis, tomada por lixo, especialmente copos e garrafas plásticas. Além disso, muita gente reclamou da poluição sonora. Foi comum encontrar carros transformados em minitrios elétricos circulando pela área sem qualquer restrição. Também se repetiram as imagens de veículos atolados na areia e sendo tomados pela maré alta.    

FIM

Nas demais regiões do Estado, a grande preocupação foi com a mistura de álcool e direção. O problema se tornou o principal alvo da Operação Verão, que reuniu oito mil agentes da Segurança Pública espalhados por 70 localidades do Pará. A operação será encerrada hoje, com o fim oficial do veraneio e o retorno às aulas.    

TÊNIS

PERDA

O domingo foi de luto para os sócios do Tênis Clube do Pará. O presidente da entidade, o advogado Mauro Pontes, de 52 anos, faleceu por volta das 9 horas da manhã de ontem, logo após uma partida no próprio clube. As informações são de que Pontes teve um infarto, ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu. “É com muito pesar que acabamos de comunicar o triste e profundo falecimento do nosso eterno presidente Mauro Pontes, ocorrido hoje, às 9h da manhã. O Tênis Clube do Pará está em Luto. Nossos sentimentos a toda sua família”, informou o clube em comunicado.

AMAZÔNIA

MÁRTIRES

Encerrado ontem, em Belém, o X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) chamou a atenção para os conflitos pela terra na região. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem aos mártires da causa ambiental.

RECONHECIMENTO

Dezoito nomes - representando os nove Estados da Amazônia brasileira e os nove países da Pan-Amazônia - foram estampados em estandartes durante um ato e cortejo em homenagem a quem defendeu o território e seus povos, e tombou por isso. Os povos indígenas foram reconhecidos como comunidades martirizadas e uma menção especial foi dada ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, mortos em junho, no Vale do Javari (AM). A celebração inter-religiosa teve início no auditório Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará.

NOMEADOS

Além dos povos indígenas da Amazônia em geral, foram nomeados como mártires Chico Mendes; irmã Dorothy; Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo; dom Pedro Casaldáliga; Bruno Pereira; Dom Phillips; Wilson Pinheiro (Acre); cacique Emyra Wajãpi (Amapá); missionária Agostiniana Recoleta, irmã Cleusa (Amazonas); Paulinho Guajajara (Maranhão); Vicente Cañas Costa (Mato Grosso); Dilma Ferreira Silva (Pará); Nilce de Souza Magalhães, Nicinha (Rondônia); Povos Yanomami (Roraima); padre Josimo (Tocantins); Nicolasa Nosa de Cuvene (Bolívia); padre Alcides (Colômbia); Alejandro Labaka e Inés Arango (Equador); Aguchita (Peru) e Yanomami mortos pelo Exército (Venezuela). Também foi estendida uma grande faixa para que o público escrevesse o nome de pessoas vítimas da covid-19.

TAXISTAS

AUXÍLIO

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou nota esclarecendo que, embora as prefeituras sejam responsáveis por fazer os registros de motoristas de táxis, o pagamento do auxílio emergencial à categoria é responsabilidade do governo federal. No documento, a CNM alerta que “diante do curto prazo aberto pela União para o envio dos dados cadastrais, é importante prestar alguns esclarecimentos sobre o benefício”. O primeiro prazo do governo para que os municípios enviassem os dados terminou ontem. A expectativa é de que taxistas que já tiverem dados enviados recebam a primeira parcela do auxílio até 16 de agosto.

QUILOMBOLAS

VISITA

Uma delegação da Cáritas, formada por representantes da Alemanha, Colômbia, Honduras e do Brasil visitará comunidades tradicionais e quilombolas de Abaetetuba e Ananindeua durante os próximos quatro dias. A Cáritas é um organismo da Igreja católica e a entidade alemã está apoiando diversas ações para o fortalecimento dos territórios e das práticas que elas adotam para evitar o desequilíbrio climático no mundo.

Em Poucas Linhas

► Mais um instituto de pesquisa registrou, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, sondagem de intenção de votos no Pará. A divulgação está prevista para a próxima sexta-feira, dia 5. Outras duas pesquisas já estavam registradas e devem ser divulgadas nesta semana. Por enquanto, muitas sondagens estão sendo feitas para consumo interno dos partidos. Os números ajudam a definir a estratégia eleitoral. Vale lembrar que só podem ser divulgadas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e é vedada a realização de enquetes, aquelas consultas sem definição de amostra.      

► Vai até a próxima quarta-feira, 3, a consulta pública que servirá de base para definir as metas do Tribunal Regional Eleitoral do Pará para este ano. A consulta é dirigida a magistrados, servidores e à sociedade em geral. Para participar, basta preencher um formulário com perguntas de múltipla escolha. O link está disponível no site do TRE. A consulta pública é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

► A Secretaria Municipal de Saúde de Belém segue convocando a população que ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19 para que compareça aos pontos de atendimento. O atendimento está confirmado até 5 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e nos shopping centers Pátio Belém e Parque Shopping. Também está disponível a vacina contra o sarampo, doença que estava quase erradicada, mas que nos últimos anos voltou a preocupar, por causa da queda nos índices de vacinação.  

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!