Papa Francisco e Javier Milei se encontram no Vaticano durante canonização da 1ª santa argentina

Os dois argentinos têm ideologias opostas e Milei chegou a fazer críticas ao religioso durante a campanha à Presidência da Argentina

O Liberal
fonte

O Papa Francisco recebeu o presidente da Argentina, Javier Milei, na manhã deste domingo (11), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a cerimônia de canonização da primeira santa argentina, María Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula (1730-1799). Os dois são argentinos, mas têm ideologias opostas. Milei chegou a fazer críticas ao religioso durante a campanha à Presidência, mas nas últimas semanas eles protagonizaram uma reaproximação. O pontífice telefonou ao novo presidente após a sua vitória eleitoral.

VEJA MAIS

image Javier Milei parte para ataque contra deputados que votaram contra reformas na Argentina
Presidente Milei critica deputados e reformas voltam à estaca zero

image R70: 'Estou pronto a iniciar um diálogo com ele, assim como com todos', Papa sobre Javier Milei
O Papa Francisco, ao confirmar que receberá o presidente da Argentina, Javier Milei, em fevereiro. Em sua passagem por Roma, o libertário também se reunirá com a premiê da Itália, Giorgia Meloni

Na cerimônia deste domingo, Milei ficou sentado na primeira fila e, depois, trocou algumas palavras com o papa. Há a previsão de uma reunião entre os dois nesta segunda-feira (12).

Insultos

O presidente argentino já chamou o papa de "imbecil", o acusou de "interferência política" e chegou a se referiu ao pontífice como 'o maligno na Terra que ocupa o trono da casa de Deus'. Após a reaproximação, no mês passado, Milei convidou Francisco para visitar a Argentina, afirmando em uma carta que sua vinda "trará frutos de pacificação e fraternidade para todos os argentinos superar divisões e confrontos".

O país enfrenta a sua pior crise econômica em décadas, com uma inflação superior a 200%, e o pacote de reformas proposto pelo novo presidente foi rejeitado pelo Congresso. 

Santa da Argentina

María Antonia de Paz y Figueroa (Mama Antula) nasceu em 1730 em Santiago del Estero, na Argentina, e fundou a Santa Casa de Exercícios Espirituais de Buenos Aires. 

Ela é considerada uma leiga consagrada, já que não entrou para o convento, apesar de também não ter se casado. "Os leigos são as pessoas que não são nem sacerdotes nem religiosos de uma congregação religiosa, como por exemplo franciscanos e beneditinos", explica Filipe Domingues, vaticanista que mora em Roma e possui doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Gregoriana.

"No caso dela, ela fez uma consagração específica. Algumas pessoas resolvem se consagrar mesmo sem entrar em uma instituição oficialmente, sem se tornar freira. Ela não era uma freira. Ela era uma mulher leiga e parece que isso até marcou um pouco a saída da família. Ela foi meio rebelde, não quis nem casar nem virar freira", acrescentou. 

Mama Antula morreu em 7 de março de 1799, e seus restos mortais estão na igreja de Nuestra Señora de la Piedad, na capital do país.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO