OMS diz que viagens terão que recomeçar e faz apelo para países intensificarem combate a coronavírus

Mike Ryan, disse que é impossível os países manterem as fronteiras fechadas

Reuters
fonte

As proibições de viagens internacionais não podem vigorar por tempo indeterminado, e os países terão que se esforçar mais para diminuir a disseminação do novo coronavírus dentro de suas fronteiras, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira, 27.

Um aumento de infecções levou diversos países a readotarem algumas restrições de viagens nos últimos dias, e o Reino Unido causou transtornos à reativação da indústria turística da Europa ao impor uma quarentena a viajantes voltando da Espanha.

O chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, disse que é impossível os países manterem as fronteiras fechadas no futuro próximo.

"... Será quase impossível para países individuais manter suas fronteiras fechadas em um futuro previsível. As economias têm que se abrir, as pessoas têm que trabalhar, o comércio tem que recomeçar", disse.

"O que está claro é que a pressão sobre o vírus empurra os números para baixo. Reduzam esta pressão e os casos voltam a subir."

Ryan disse que a situação atual da Espanha não é nem de longe tão ruim quanto foi no pico do surto local e que acredita que os focos serão controlados, mas que levará dias ou semanas para se discernir o padrão futuro da doença.

"Quanto mais entendemos a doença, quando mais colocamos um microscópio no vírus, mais precisos conseguimos ser na remoção cirúrgica dele das comunidades", acrescentou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO