Novos estudos reforçam teoria de origem dos primeiros casos de Covid-19
As pesquisas apontam que os primeiros casos estavam ligados ao mercado de animais da cidade chinesa de Wuhan

A revista “Science”, uma das mais importantes do mundo, publicou duas pesquisas que reforçam a hipótese de que o mercado de animais de Wuhan, na China, foi onde o Sars-CoV-2 se espalhou de animais para humanos pela primeira vez. Com informações de Associated Press.
Uma das pesquisas mapeou os padrões de transmissão onde foram detectados os primeiros casos da doença, e mostrou um agrupamento de casos centrados dentro do mercado na cidade chinesa.
VEJA MAIS
O outro estudo concluiu que as duas primeiras linhagens identificadas do coronavírus estavam geograficamente ligadas ao mercado, com a suspeita de que tenham se espalhado de animais para humanos em duas ocasiões separadas.
Embora nenhuma das duas análises tenha sido realizada no laboratório de Wuhan, ambas vão na contramão e classificam como “improvável”, segundo os cientistas, a hipótese levantada no início da pandemia de que o coronavírus tivesse sido fabricado ou vazado do laboratório. Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com resultado inconclusivo sobre a fonte da doença.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA