Netuno: temperatura em queda é um enigma aos pesquisadores; entenda

O astro é um dos planetas menos explorados do sistema solar pela distância, o que dificulta a pesquisa a partir da Terra

Rayanne Bulhões

É de conhecimento na classe científica que o planeta azul, Netuno, possui baixa temperatura - por ser um dos astros mais longe do sol. Porém, cientistas estão curiosos para entender o motivo da queda anormal do clima nas últimas duas décadas. A temperatura saiu de 8ºC para -117º C, ao longo dos 17 anos pesquisados. Na troposfera – que é camada climática ainda mais fria –, Netuno chegou a -223º C. As informações são do site Isto É.

VEJA MAIS 

Manguezais ajudam a regular o clima do planeta; vídeo
O Pará tem uma das maiores faixas contínuas de mangues do mundo, contribuindo para a redução das tempestades da Terra

Veja quais signos podem dar certo no amor a partir da combinação do planeta Vênus
Alguns encontros, seguindo o planeta Vênus no Mapa Astral, podem ser certeiros. Veja o que esperar a partir do zodíaco de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Esta é a avaliação mais abrangente até hoje das temperaturas atmosféricas de Netuno. As análise foram publicadas no "Plananetary Science Journal"Netuno é um dos corpos celestes menos explorados dos oito planetas do sistema solar, já que sua a distância dificulta a pesquisa a partir da Terra.

Pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, relataram que eram esperadas temperaturas crescentes na parte do planeta que é visível a partir da Terra no início do verão, no hemisfério sul. A estação dura quatro décadas. Mas foi constatado o inverso e a temperatura continua caindo significativamente.

Como foram realizados os estudos sobre o clima de Netuno?

Para esta pesquisa, foram analisadas 95 imagens termais infravermelhas – todas já tiradas entre os anos de 2003 a 2020. Os pesquisadores usaram telescópios instalados Havaí e no Chile, no Observatório Europeu do Sul.

A Nasa já tentou uma visita ao planeta azul. A única espaçonave a ter feito uma visita próxima a Netuno foi Voyager 2, em 1989.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO