Milhares de macacos a solta nas ruas deixam moradores presos em casa
Aproximadamente 6 mil macacos convivem com 27 mil humanos
Na cidade tailandesa de Lopburi, conhecida como Cidade dos Macacos, milhares de macacos em liberdade estão fora de controle. Estima-se que haja, aproximadamente, 6 mil macacos nas ruas da cidade, causando um verdadeiro caos social. Os bichos podem trazer problemas de higiene e segurança para a população. A situação começou em março, quando a Tailândia começou a enfrentar um maior isolamento social.
Nos últimos três anos, a população desses animais dobrou e hoje eles convivem com cerca de 27 mil humanos na cidade. A situação já fez comerciantes fecharem as portas de alguns estabelecimentos.
Antes da pandemia do coronavírus, os macacos eram a principal atração turística de Lopburi e eram tolerados pela população, pois geravam uma fonte de renda considerável.
O crescente número desses animais fez com que as autoridades locais reagissem, lançando uma campanha de esterilização, a primeira em três anos. O objetivo era castrar 500 macacos, machos e fêmeas, para impedir que a população cresça ainda mais. Porém, a campanha corre o risco de não ser suficiente e outra solução mais duradoura deve ser estudada. Uma delas é remover todos os macacos da cidade e agrupá-los em outro local construído para eles, fora da localidade.
Enquanto não encontram solução, os habitantes de Lopburi terão que continuar convivendo com os macacos. Para evitar que a situação degenere, os comerciantes decidiram alimentá-los por conta própria.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA