Em declaração, Trump diz que precisará de ajuda militar devido à "gravidade" da situação

Presidente usa proclamação para contornar o Congresso e obter fundos para construir um muro

Reuters

O presidente norte-americano, Donald Trump, ao declarar emergência nacional na fronteira dos Estados Unidos com o México nesta sexta-feira (15), disse que precisará convocar militares para assistência "devido à gravidade da atual situação de emergência".

"A atual situação na fronteira sul representa uma crise de segurança de fronteira e humanitária que ameaça interesses centrais de segurança nacional e constitui uma emergência nacional", disse Trump na proclamação, que ele está usando como uma maneira de contornar o Congresso para obter fundos para construir um muro.

Uma emergência nacional, se não for impedida por tribunais ou pelo Congresso, permitirá a Trump utilizar fundos que parlamentares tinham aprovado para outros propósitos, que não um muro na fronteira.

O governo identificou 8 bilhões de dólares em fundos que o presidente Trump poderá destinar para o pagamento do muro na fronteira com o México sob uma emergência nacional, disse uma importante autoridade da Casa Branca nesta sexta-feira.

Além dos 1,38 bilhão de dólares da lei de financiamento bipartidária, o governo usará fundos de outras partes do governo, incluindo o Departamento do Tesouro e da Defesa, disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, a repórteres.

A expectativa é que democratas se oponham à declaração de emergência nacional de Trump como uma tentativa inconstitucional de pagar pelo muro sem passar por aprovação do Congresso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO