Eleições em Buenos Aires neste domingo testarão força de Milei contra Macri

Cerca de 2,5 milhões de pessoas têm direito a votar e metade dos 60 assentos legislativos está em disputa

Estadão Conteúdo
fonte

As eleições de Buenos Aires neste domingo, 18, testarão a força política do presidente da Argentina, Javier Milei, enquanto ele busca direcionar conservadores tradicionais para sua plataforma libertária. O resultado pode fortalecer o partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), em importantes eleições legislativas nacionais ainda este ano. Cerca de 2,5 milhões de pessoas têm direito a votar na eleição deste domingo, na qual metade dos 60 assentos legislativos está em disputa.

Na fortaleza de Mauricio Macri em Buenos Aires, onde seu partido, o Proposta Republicana (PRO) governou ininterruptamente desde 2007, Milei parece determinado a esmagar completamente seu antigo parceiro, dizem analistas. Eliminar o PRO em Buenos Aires sinalizaria uma grande mudança na política argentina e firmaria o partido de Milei como a principal alternativa à linha populista de esquerda peronista do país.

Há apenas dois anos, Macri foi chave para a vitória Milei. Seu partido forneceu ministros-chave ao novo governo de Milei, trouxe-lhe uma base conservadora e ajudou-o a garantir o apoio de corretores políticos críticos para aprovar sua agenda radical mediante um Congresso de outra forma hostil.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Embaixada da China na Argentina rejeita críticas dos EUA a swap com país sulamericano]]

image China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil
Foco de gripe aviária foi detectado no Rio Grande do Sul

image Argentina suspende parte das importações de produtos avícolas do Brasil
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), após a confirmação de um foco da doença em uma granja no Brasil

Os candidatos

Milei escolheu seu porta-voz, Manuel Adorni, para liderar sua lista de candidatos. Ele designou sua irmã e conselheira mais próxima, Karina Milei, como estrategista de campanha. Enormes banners declarando "Adorni é Milei" cobrem a capital.

Macri, por sua parte, fez campanha intensamente para sua principal candidata, Silvia Lospennato. Em aparições recentes, criticou Milei por aquilo que vê como uma abordagem belicosa e desrespeito pelas instituições tradicionais argentinas. Fonte: Associated Press

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO