CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mulher que não tem doença terminal fará eutanásia neste domingo

Paciente possui a esclerose lateral amiotrófica (ELA)

Redação Integrada, com informações do G1 São Paulo

A morte de Martha Liria Sepúlveda, de 51 anos, está marcada para este domingo (10), às 7h (9h em Brasília). Ela tem esclerose lateral amiotrófica (ELA) e será a primeira pessoa sem estado terminal a ter a eutanásia autorizada na Colômbia, que é legalizada no país desde 1997.

Porém, a prática valia apenas para pacientes que tivessem doenças terminais - ou seja, seria uma forma de abreviar o sofrimento da pessoa em situação já irreversível, se assim fosse a decisão dela. Em julho de 2021, a Corte Constitucional - equivalente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil - aprovou a extensão do acesso à eutanásia para pessoas que não estejam em estado terminal. A decisão estende a eutanásia "sempre que o paciente padecer de um intenso sofrimento físico ou psíquico, proveniente de lesão corporal ou doença grave e sem cura".

Martha, que tem esclerose lateral amiotrófica (ELA), relatou sentir dores e ter perdido o movimento das pernas, o que a atrapalha na vida cotidiana. Em julho, pouco depois da decisão da Corte, Martha solicitou a autorização e conseguiu. Primeiro, gostaria que a eutanásia fosse aplicada em 31 de outubro, mas preferiu antecipar para 10 de outubro — ou seja, este domingo — para as 7h, hora em que costumava ir à missa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO