Cientista Ian Wilmut, que fez clonagem da ovelha Dolly, morre aos 79 anos

A ovelha Dolly representou o primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta, utilizando um processo denominado Transferência Nuclear de Células Somáticas (SCNT)

Rayanne Bulhões

O cientista britânico cujas pesquisas desempenharam um papel na criação da ovelha clonada Dolly, Ian Wilmut, morreu aos 79 anos de idade, no último domingo (10). Segundo a imprensa internacional, o pesquisador sofria de mal de Parkinson. A informação foi confirmada pela Universidade de Edimburgo.

VEJA MAIS

image Morre Boris Fausto, historiador e cientista político, aos 92 anos em São Paulo
A Revolução de 1930 - Historiografia e História, publicado em 1969, foi seu primeiro livro e propôs uma interpretação nova a respeito das classes e das forças armadas

image Morre o sociólogo italiano Domenico De Masi, aos 85 anos
Sociólogo morreu por conta de uma doença grave que evoluiu rapidamente

image Morre Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, aos 56 anos
Harwell estava com insuficiência hepática em estágio terminal e recebia cuidados paliativos em casa

Wilmut e o colega Keith Campbell, do Instituto de Pesquisa em Ciências Animais da Escócia, conquistaram manchetes e desencadearam debates éticos intensos em 1996, quando conseguiram criar Dolly. A ovelha Dolly representou o primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta, utilizando um processo denominado Transferência Nuclear de Células Somáticas (SCNT).

"A liderança dele nos esforços para desenvolver técnicas de clonagem, especificamente a transferência nuclear, abriu caminho para a criação de ovelhas geneticamente modificadas", declarou a Universidade de Edimburgo, onde Ian Wilmut desempenhava suas atividades.

O comunicado da universidade continua: "Esses esforços culminaram com o nascimento de Megan e Morag em 1995, e com a chegada de Dolly em 1996, nomeada em homenagem à cantora country Dolly Parton."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO