CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Boris Johnson de novo? Ex-premiê e Rishi Sunak lideram disputa para substituir Liz Truss

O vencedor na corrida para o cargo de primeiro-ministro britânico deve ser anunciado na segunda (24) ou sexta-feira (29)

O Liberal
fonte

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tem novamente a chance de retornar ao cargo, após a renúncia de Liz Truss, nesta quinta-feira (20). Ela ficou apenas um mês e meio na função, e saiu após forte pressão contra o seu polêmico plano econômico, que foi mal recebido pelo mercado e por membros do próprio Partido Conservado. A corrida para escolha do novo premiê começou ainda quinta-feira. Johson e seu ex-ministro das Finanças Rishi Sunak são os nomes que aparecem à frente na disputa. As informações são da Agência Reuters e foram divulgadas pela Agência Brasil.

Os candidatos agora buscam apoio para se tornar líder do Partido Conservador, em processo acelerado. Aqueles que querem ocupar o lugar deixado por Truss tentam conseguir os 100 votos de parlamentares conservadores, necessários para concorrer.

O vencedor será anunciado segunda (24) ou sexta-feira (29) da próxima semana .

"Acho que ele (Boris Johson) tem histórico comprovado para mudar as coisas. Ele pode mudar de novo. E tenho certeza de que meus colegas ouvem essa mensagem em alto e bom som", disse o parlamentar conservador Paul Bristow sobre o ex-premiê, que está subindo na disputa ao lado de Sunak.

Johnson havia renunciado ao cargo após uma série de escândalos, que envolviam desde sua participação em festas privadas durante o período de lockdown até denúncia de abuso sexual por parte de dois alto cargos de seu governo.

VEJA MAIS

image 'Estou triste por abrir mão do melhor emprego do mundo', afirma Boris Johnson
Ele fez um pronunciamento após renunciar à liderança do Partido Conservador

image Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido; entenda os motivos
A saída dele foi anunciada durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira

image 'Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato', afirma Liz Truss
Primeira-ministra do Reino Unido fala sobre o mandato para qual foi eleita pelo Partido Conservador, renunciando ao comando do governo britânico

Segundo Will Walden, que trabalhou anteriormente para Johnson, o ex-primeiro-ministro está voltando de férias e fazendo sondagens. "O país precisa de um líder adulto e sério. Boris teve sua chance, vamos seguir em frente. Suspeito que não é isso que o Partido Conservador fará, eles podem muito bem reelegê-lo", disse.

Já Rishi Sunak, ex-analista do Goldman Sachs, se tornou ministro das Finanças assim que a pandemia de covid-19 chegou à Europa. Após ficar em segundo na disputa anterior vencida por Truss, ele é o favorito das casas de apostas, seguido por Johnson.

image Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Ela está há apenas 45 dias no cargo. Em pronunciamento, Truss disse que já informou sua renúncia ao rei Charles III

image Inflação no Reino Unido atinge 10,1% em setembro, o maior patamar em 40 anos
Esse é o maior índice desde a década de 1980, quando houve a pior recessão do país

Em terceiro lugar está Penny Mordaunt, ex-ministra da Defesa, popular entre os membros do partido. Nenhum declarou formalmente sua candidatura.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO