Boris Johnson de novo? Ex-premiê e Rishi Sunak lideram disputa para substituir Liz Truss
O vencedor na corrida para o cargo de primeiro-ministro britânico deve ser anunciado na segunda (24) ou sexta-feira (29)

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tem novamente a chance de retornar ao cargo, após a renúncia de Liz Truss, nesta quinta-feira (20). Ela ficou apenas um mês e meio na função, e saiu após forte pressão contra o seu polêmico plano econômico, que foi mal recebido pelo mercado e por membros do próprio Partido Conservado. A corrida para escolha do novo premiê começou ainda quinta-feira. Johson e seu ex-ministro das Finanças Rishi Sunak são os nomes que aparecem à frente na disputa. As informações são da Agência Reuters e foram divulgadas pela Agência Brasil.
Os candidatos agora buscam apoio para se tornar líder do Partido Conservador, em processo acelerado. Aqueles que querem ocupar o lugar deixado por Truss tentam conseguir os 100 votos de parlamentares conservadores, necessários para concorrer.
O vencedor será anunciado segunda (24) ou sexta-feira (29) da próxima semana .
"Acho que ele (Boris Johson) tem histórico comprovado para mudar as coisas. Ele pode mudar de novo. E tenho certeza de que meus colegas ouvem essa mensagem em alto e bom som", disse o parlamentar conservador Paul Bristow sobre o ex-premiê, que está subindo na disputa ao lado de Sunak.
Johnson havia renunciado ao cargo após uma série de escândalos, que envolviam desde sua participação em festas privadas durante o período de lockdown até denúncia de abuso sexual por parte de dois alto cargos de seu governo.
VEJA MAIS
Segundo Will Walden, que trabalhou anteriormente para Johnson, o ex-primeiro-ministro está voltando de férias e fazendo sondagens. "O país precisa de um líder adulto e sério. Boris teve sua chance, vamos seguir em frente. Suspeito que não é isso que o Partido Conservador fará, eles podem muito bem reelegê-lo", disse.
Já Rishi Sunak, ex-analista do Goldman Sachs, se tornou ministro das Finanças assim que a pandemia de covid-19 chegou à Europa. Após ficar em segundo na disputa anterior vencida por Truss, ele é o favorito das casas de apostas, seguido por Johnson.
Em terceiro lugar está Penny Mordaunt, ex-ministra da Defesa, popular entre os membros do partido. Nenhum declarou formalmente sua candidatura.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA