REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato', afirma Liz Truss

Primeira-ministra do Reino Unido fala sobre o mandato para qual foi eleita pelo Partido Conservador, renunciando ao comando do governo britânico

Repórter 70

Saúde em risco
Relatório da OMS diz que a inatividade física será causa de doenças em 500 milhões de pessoas até 2030.

Servidores estaduais
A Auditoria Geral do Estado empossou ontem 27 novos servidores, entre auditores e administrativos.

 

Liz Truss (J. Bosco/O Liberal)

 

"Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador”

LIZ TRUSS, primeira-ministra do Reino Unido, ao renunciar o comando do governo britânico. Com a economia em franca decadência, Truss durou 44 dias no cargo, a gestão  mais curta da história britânica. Ela continuará exercendo o posto de primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido.

MANIFESTO

DEMOCRACIA
 
A Associação Comercial do Pará (ACP), uma das mais tradicionais entidades empresariais do País, divulgou, em suas redes sociais, manifesto em defesa da democracia e repúdio à censura prévia de veículos de comunicação. No documento, a ACP expressa preocupação com os rumos da campanha eleitoral e pede aos candidatos à Presidência “mais respeito entre si e os eleitores”.
 
CENSURA

A nota não cita, mas um dos episódios recentes de censura é o que envolve o grupo Jovem Pan e comentários feitos, na emissora, sobre os processos envolvendo o ex-presidente e candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).      
 
REPÚDIO
 
Na última quarta-feira, a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) também manifestou repúdio à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, na prática, cerceia a liberdade dos conteúdos jornalísticos da Jovem Pan. “As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado Democrático de Direito”, diz a nota da Fenaert, entidade que reúne 15 sindicatos de rádio e televisão filiados.

ELEITORAL

TRANSPARÊNCIA
 
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará conquistou o primeiro lugar na categoria “Justiça Eleitoral”, no Ranking da Transparência do Poder Judiciário. O topo da lista foi alcançado graças ao cumprimento de 100% das metas em 84 quesitos avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), organizador da premiação. O resultado foi divulgado em setembro e ontem o troféu chegou à sede do TRE-Pará.

ELEIÇÕES

GAME
 
E a Corte Eleitoral paraense lançou, ontem, durante a Sessão Plenária Ordinária Administrativa, o game “Dia E”, jogo que orienta de forma lúdica o conhecimento das regras usadas nas eleições. A ação é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Inteceleri, empresa nascida do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Aldeia iLab - Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRE-Pará.

JOVENS
 
O game faz parte das ações do Programa Eleitor do Futuro, criado para aproximar a Justiça Eleitoral de crianças e jovens para falar da importância de escolher seus representantes. Entre os desafios do jogo está o de acertar quais os documentos devem ser levados no dia da votação.  O game ficará disponível no site do TRE-Pará.

VER-O-PESO

INOVAÇÃO
 
O Programa de Capacitação DEVs Pai D’Égua promove, no próximo dia 25, evento com a apresentação de propostas socioeconômicas para o complexo Ver-o-Peso, em Belém. Organizado pela Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), o encontro é aberto ao público e prevê a exposição de aplicativos para apoiar a coleta de resíduos e vendas de produtos da feira, além de um tour gastronômico virtual. As ideias são resultado de uma jornada realizada pelos estudantes a partir do terceiro semestre dos cursos de Computação da UFPA.

OFENSIVA

DENGUE  
 
O Ministério da Saúde lançou, ontem, ofensiva nacional contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Segundo os dados do governo federal, em 2022, o número de casos de dengue no Brasil subiu quase 185% entre janeiro e o início do mês de outubro, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em 2021, foram registrados 478,5 mil casos, número que subiu para 1,3 milhão neste ano. Quase mil pessoas morreram neste ano, vítimas da dengue.
 
ZIKA
 
No caso da chikungunya, até outubro, já haviam sido feitos 168,9 mil registros da doença, alta de 86,9% em relação ao ano passado. Os casos de zika aumentaram 92,6% no mesmo período, sinal de que é preciso retomar as ações de combate ao mosquito.

Em Poucas Linhas

► A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei que cria a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão. De acordo com o projeto, agricultura e a pecuária de precisão são aquelas que adotam um “conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas em um sistema de gerenciamento agropecuário baseado na variabilidade espacial ou individual e temporal”. O objetivo da proposta é aumentar a produtividade e a lucratividade, reduzir o desperdício e os custos e garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica do setor.

► Marcados para o domingo, 23, os eventos de encerramento do Círio de número 230 começam com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Em seguida, haverá apresentação de um vídeo mapping na fachada da Basílica e anúncio do tema do Círio 2023.

► A Prefeitura de Belém realiza amanhã, no bairro da Marambaia, mais uma edição do projeto Ação Belém Cidadã. O atendimento será na Praça Dom Alberto Ramos. Entre os serviços oferecidos estão emissão de carteira de Trabalho Digital, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), orientação para seguro-desemprego e atualização e orientação sobre o cadastro do programa Bora Belém. 

► O governador Helder Barbalho inaugura hoje a Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. Será o sétimo complexo multifuncional, integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz). No local serão oferecidos mais de 70 serviços gratuitos, entre eles atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitações e cursos profissionalizantes.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!