CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Biden conversa por telefone com presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

A conversa entre os líderes, que durou cerca de 40 minutos, foi a primeira desde que Biden tomou posse

Agência Estado

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira, 2, em meio a uma iniciativa de Washington de expressar apoio a Kiev contra crescentes pressões militares da Rússia ao longo da fronteira ucraniana.

A conversa entre os líderes, que durou cerca de 40 minutos, foi a primeira desde que Biden tomou posse, em janeiro, e deverá favorecer Zelensky, num momento em que críticos na Ucrânia questionavam porque o democrata parecia estar mantendo distância do presidente ucraniano.

Com militares russos se mobilizando na fronteira da Ucrânia, a ligação de Biden é o último de uma série de esforços para demonstrar apoio a Kiev. Nesta semana, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, e o chefe do Estado Maior Conjunto, Mark Milley, conversaram por telefone com seus equivalentes ucranianos.

Na segunda-feira, 29, o conselho de Segurança Nacional de Bide, Jake Sullivan, teve um diálogo telefônico com o chefe da Casa Civil de Zelensky, Andriy Yermak.

Segundo a Casa Branca, Biden disse a Zelensky que apoia suas iniciativas de combate à corrupção. Eles também discutiram a pandemia de covid-19 e o fortalecimento da democracia na região. 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO