MENU

BUSCA

Suprema Corte da Venezuela ordena que vice Delcy Rodríguez assuma presidência

Tribunal afirma que Rodríguez deve assumir o cargo para "garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação"

O Liberal

Neste sábado (3), a Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela ordenou que a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assuma o cargo de presidente interina do país. Conforme a decisão judicial, ela assumiria o cargo com o objetivo de "garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação".

A medida foi tomada após a detenção de Nicolás Maduro, na madrugada do mesmo dia, em uma operação das forças dos Estados Unidos.

Veja mais

Brasil reconhece Delcy Rodríguez, vice de Maduro, como presidente interina da Venezuela
Antes da captura de Nicolás Maduro, o governo brasileiro nunca reconheceu a reeleição dele na Venezuela, mas manteve diálogo diplomático e canais abertos

Vice-presidente da Venezuela declara que o país 'nunca será colônia de nenhuma nação'
O discurso de Delcy Rodríguez é uma resposta a recente declaração de Donald Trump, de que os EUA irão assumir o controle da Venezuela

O tribunal acrescentou que irá debater a questão para "determinar o quadro jurídico aplicável", visando assegurar a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania diante da "ausência forçada do Presidente da República".

Em discurso transmitido pela televisão estatal de Caracas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que o governo americano iria governar a Venezuela depois da captura de Maduro, Rodríguez afirmou que Nicolás Maduro é o único presidente do país.

A vice-presidente também pediu calma e união da população para defender o país, classificando a situação de Maduro como um "sequestro". Ela ainda afirmou que a Venezuela "jamais será colônia de qualquer nação".