MENU

BUSCA

Haverá alguma forma de segurança com a Ucrânia, mas não pode ser a Otan, afirma Trump

Presidente dos EUA falou sobre o assunto após reunião com líderes europeus

Estadão Conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a Ucrânia não será parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas que haverá alguma forma de segurança para o país. A declaração foi dada em entrevista para a Fox News nesta terça-feira, 19.

"Haverá alguma forma de segurança com a Ucrânia, mas não pode ser a Otan", disse. Ao ser questionado sobre possíveis garantias de segurança dos EUA, Trump disse que elas possivelmente serão por via aérea.

Veja mais

Espero que Putin seja bom nas negociações, diz Trump sobre fim do conflito Rússia-Ucrânia
Presidente dos EUA culpou novamente o ex-presidente democrata Barack Obama pela situação da Crimeia

Putin e Zelensky indicam que estão prontos para reunião após conversas com Trump
Líderes da Rússia e da Ucrânia sinalizam disposição para encontro histórico, após mediação de Trump e discussão sobre garantias de segurança para Kiev

O presidente americano ainda ressaltou a possibilidade de seu homólogo russo, Vladimir Putin, não querer fazer um acordo para encerrar o conflito com a Ucrânia e mencionou que "parte do problema" é a falta de comunicação do Kremlin com a Europa.

"Não liguei para Putin na frente de líderes europeus ontem (segunda-feira, 18), ele atendeu o telefonema de maneira alegre. Ele também me disse que ficou sem comunicação com a Casa Branca por muito tempo", afirmou. "A Rússia é uma nação militar poderosa", acrescentou.

Segundo Trump, os líderes mundiais voltaram a respeitar os EUA.