Tchamba é o primeiro jogador da história do Remo a ser convocado para uma seleção principal
Antes do camaronês, Leão teve jogador que foi convocado para seleção olímpica.
O zagueiro Tchamba entrou para a história do Remo. Aos 28 anos, o defensor foi convocado pelo técnico David Pagou para defender Camarões nas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas e se tornou o primeiro jogador do clube a ser chamado para uma seleção principal enquanto defendia o Leão Azul. A convocação foi anunciada na última segunda-feira (7).
WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo
Tchamba está entre os 26 jogadores chamados para os compromissos contra Comores e Congo, durante a próxima Data Fifa. Os jogos estão previstos para os dias 24 e 29 de setembro, respectivamente. O período de preparação e atividades com a seleção se estende entre 21 de setembro e 6 de outubro.
A convocação representa também o retorno do zagueiro à seleção camaronesa após cinco anos. A última vez que ele havia sido chamado ocorreu em 2021, quando participou de três partidas — duas delas como titular. Tchamba foi titular na vitória por 1 a 0 sobre a Nigéria, em amistoso, e na derrota por 2 a 1 para a Costa do Marfim, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.
VEJA MAIS
Desde que chegou ao Remo, em março, vindo do Casa Pia, de Portugal, Tchamba se consolidou rapidamente como titular da defesa. O camaronês soma 21 partidas e um gol pelo clube na temporada. A última atuação foi justamente contra o Flamengo, no domingo (6), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O chamado para a seleção acontece em um momento de protagonismo do jogador no futebol brasileiro. Contratado para a primeira experiência no país, Tchamba assumiu uma das vagas da zaga azulina e se tornou peça importante da equipe comandada por Léo Condé.
Outro azulino na Seleção
Antes de Tchamba, o Remo já havia tido um jogador relacionado a uma seleção nacional, mas em circunstâncias diferentes. O lateral-direito Rosemiro, revelado pelo clube no início da década de 1970, integrou a Seleção Brasileira Olímpica que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1975, no México.
Conhecido como “Formiga Atômica”, o ex-lateral também disputou os Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, competição na qual o Brasil terminou na quarta colocação. Rosemiro, porém, já estava negociado com o Palmeiras quando disputou o torneio.
Palavras-chave