Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Kart no Pará: piloto paraense fala sobre o cenário da modalidade aqui no estado

Campeonato estadual começa neste sábado (13) e atletas sofrem com a falta visibilidade

Aila Beatriz Inete

O kart é uma das principais categorias do automobilismo, já que ela que faz toda a base dos pilotos e é responsável por revelar os grandes atletas da modalidade. Apesar da falta de popularidade aqui no Pará, o estado tem um kartódromo em Castanhal, o Bené Maranhense, que recebe as disputas do kart paraense.  

Neste sábado (13), ocorre a primeira etapa do Campeonato Paraense de Kart, que é organizada pela Federação Paraense de Automobilismo (Fepauto) e pela Kart Club Pará. 

Pilotos do Campeonato Paraense (Divulgação)

Por isso, a equipe do Núcleo de Esportes de OLiberal.com, conversou com Roberto Saraiva, de 36 anos, atual campeão paraense e um dos gestores do kartódromo de Castanhal. 

Na entrevista, o piloto falou sobre o cenário da modalidade aqui estado, da falta de incentivo ao esporte e do campeonato desde ano. Confira: 

OLiberal: Como tu começaste na modalidade? 

Roberto Saraiva: Meu pai corria em Santa Isabel, ele me apresentou o kart quando eu tinha uns sete anos de idade e desde então eu nunca mais parei. Tivemos uma parada de seis ou sete anos por conta da pausa do kart aqui no Pará, e de 2011 para cá a gente continuou competindo. 

OL:O Campeonato Paraense de Kart começa neste final de semana. Como está a expectativa para a competição?

RS:  A primeira e segunda etapa do campeonato de kart será realizada amanhã. A expectativa é boa, depois da pandemia, de uma longa pausa, já que nós tivemos uma reforma na pista. A disputa do ano passado terminou em novembro e agora estamos retomando as atividades. Vamos ter pilotos de Belém e do Maranhão. Estamos com uma perspectiva de 20 karts. Esse ano vamos ter 8 etapas, vamos fazer rodada dupla a cada final de semana e teremos três categorias: graduados, novatos e seniors. 

OL: Que tipo de competições o kartódromo de Castanhal recebe hoje?

RS: Hoje, o Bené Maranhense recebe duas modalidades: o kart e a moto. [As competições] de moto é com a galera da Terra New Racing Academy, eles têm uma escolinha aqui e fazem eventos muito bons. E a gente tenta agregar de tudo na pista, para que ela fique bem movimentada.

Roberto Saraiva foi campeão da Copa do Brasil de kart de 2017 (Divulgação)

OL: Como é o cenário do esporte aqui no Estado?

RS: Não é um cenário muito bom. Falta ajuda. A gente tenta de todos as formas sobreviver com o kart e mantê-lo. Ano passado nós tivemos apoio do estado, o que nos ajudou porque durante a pandemia perdemos muitos pilotos por falta de condições financeiras de continuar no esporte. Nós temos um custo muito alto para realizar os eventos, a Fepauto faz toda a organização documental e a administração das corridas é toda feita pelo Kart Clube Pará. 

OL: Como estão funcionando as atividades no kartódromo?

RS: Só estamos funcionando com as corridas de motos e com o kart, que está voltando agora. Vamos tentar manter essa chama que estava quase apagando. Nós estamos trabalhando para que possamos ter 30 ou 35 pilotos como já tivemos em 2015 e 2016. Estamos em um cenário totalmente diferente, onde tudo ficou mais caro, e estamos tentando baratear o esporte para termos mais atletas. 

OL: A gente sabe que o automobilismo não é tão popular aqui no estado, mas como você destaca a importância de investir nesse esporte e manter a modalidade ativa aqui?

RS: De fato, o automobilismo não é popular aqui no estado, mas tem muita qualidade. Por exemplo, temos um campeão da Copa do Brasil, que é o segundo maior evento de kartismo do país, fui campeão em 2017, temos vários pilotos que competem nacionalmente. Recentemente o piloto Mauro Folha competiu no Nordeste de Kart, que ocorreu em Sergipe, e na Copa do Brasil. Em 2016, eu fui pole geral no brasileiro. Mas não temos visibilidade, não temos nenhum tipo de apoio para isso.

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES