CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Variante Ômicron pode alterar protocolo sanitário nos estádios, afirma especialista

Informação é de José Guataçara, presidente da comissão que elaborou o protocolo de combate à Covid-19 no Pará.

Caio Maia/ O Liberal
fonte

Apesar do retorno do público aos estádios paraenses já estar consolidado, o protocolo sanitário de combate ao novo coronavírus pode ser alterado nos próximos meses. Isso é o que explica o médico José Guataçara, presidente da Comissão de Elaboração do Protocolo de Segurança no Combate à Covid-19. Segundo ele, o desrespeito às normas de segurança já estipuladas e o surgimento de uma nova variante do vírus pode fazer com que o protocolo adotado atualmente seja revisto.

Em entrevista ao O Liberal, o especialista critica o não uso de máscara nos estádios, apesar da obrigatoriedade. Além disso, ele explica que a nova variante da Covid-19, a Ômicron, pode fazer com que às normas sanitárias nas praças esportivas do estado possam ser adaptadas.

"A fiscalização sobre o protocolo vai precisar ser bem maior. As mutações dessa nova variante são impressionantes. A infecção pela Ômicron pode não ser tão grave quanto as outras, mas o cuidado precisa ser redobrado. Mas, se for constatado casos de reinfecção, precisamos refazer os protocolos", conta o médico.

Identificada inicialmente na Africa do Sul, a variante Ômicron foi classificada como "variante de risco" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao grande número de mutações. Apesar disso, a cientista-chefe da Organização, Soumya Swaminathan, disse que o mundo "não deve entrar em pânico", já que as vacinas tem apresentado sinais de combate ao vírus.

Segundo Guataçara, a principal forma de prevenção a nova variante é o uso de máscara. Ele conta que, entre as regras estipuladas no protocolo sanitário de acesso aos estádios, esta é a menos cumprida.

"A gente entende que em uma torcida, fazer distanciamento social é muito difícil. Existe um mundo ideal e o mundo real, e neste não dá pra fazer distanciamento numa arquibancada. Apesar disso, se todos estivessem de máscara, ou se todos tivessem usando o álcool em gel, a possibilidade de transmissão seria ainda menor", avalia.

Para acessar os estádios do Pará atualmente, todos os torcedores presentes devem estar vacinados com as duas doses do imunizante contra a Covid-19. O uso de máscara durante toda a partida é obrigatório. Apenas 50% da capacidade das praças públicas estão liberadas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES