CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Adversário do Remo na Série B pode ser excluído do torneio por caso de racismo

Esta é a terceira vez no ano que meia ex-Paysandu relatou ter sido vítima discriminação

O Liberal com informações do Uol

O Brusque pode ser excluído da Série B do Campeonato Brasileiro pelo caso de racismo, que repercutiu nacionalmente. No jogo contra o Londrina, no último sábado (28), o meia Celsinho, ex-Paysandu, disse ter sido xingado por uma pessoa que assistia à partida no estádio Augusto Bauer. No outro dia, sem acreditar no relato, o time catarinense divulgou uma nota em que acusou o jogador de “falsa imputação de um crime”. 

image Em nota, Brusque afirma que ex-jogador do Paysandu fez falsa acusação de racismo na Série B
Meia do Londrina que já foi vítima de racismo outras duas vezes nessa Série B acusou pessoa presente no estádio de racismo

image Brusque divulga pedido desculpa após ‘posicionamento equivocado’
Clube catarinense afirma que tomará medidas cabíveis diante do ocorrido

Obviamente, a reação do time catarinense gerou indignação. Isso fez o Brusque publicar uma nota de pedido de desculpas ao jogador. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) iniciou uma investigação para apurar o possível crime. De acordo com a advogada especialista em direito desportivo Fernanda Soares, o clube pode ter punições esportivas e jurídicas. 

"O episódio é lamentável, do começo ao fim. A nota é um desastre, inclusive do ponto de vista disciplinar, já que abre margem para acusações ao clube por atitudes antidesportivas. O CBJD pune aqueles que praticam ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. O Código ainda prevê que se a infração for considerada de extrema gravidade, o tribunal pode aplicar a pena de perda de pontos, perda de mando de campo e até exclusão do campeonato. Estamos falando de algo muito sério, é preciso apurar com cuidado todos os detalhes do ocorrido", explicou Fernanda Soares em entrevista ao UOL. 

image STJD investiga racismo contra Celsinho na partida entre Brusque e Londrina
Procuradoria terá vídeos e súmula em mãos para definir denunciados

Esta é a terceira vez que o meia Celsinho relata ter sido vítima de racismo nesta Série B. No jogo contra o Goiás, a transmissão da Rádio Bandeirantes Goiânia teve comentários preconceituosos do narrador Romes Xavier e do comentarista Vinícius Lima sobre o cabelo do jogador. Já contra o Remo, o atleta também sofreu ofensas sobre seu cabelo pelo narrador Cláudio Guimarães da Rádio Clube do Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES