MENU

BUSCA

Show de manobras radicais agita praia no verão de Portel, no Marajó

Cidade sedia a segunda edição do Freestyle de Motocross, que continua neste domingo (27)

O Liberal

O município de Portel, no arquipélago do Marajó, é palco da segunda edição do Freestyle de Motocross, na tradicional Praia da Tucano. O evento faz parte da programação oficial do Verão 2025. O evento, marcado por muita adrenalina e emoção, continuará neste domingo (27), a partir das 18 horas, e a expectativa é de atrair um grande público.

A programação estava marcada para começar na sexta-feira (25), mas precisou ser adiada para este sábado (26) por causa de uma chuva forte. O mau tempo interrompeu a performance dos pilotos Joaninha e Kiko Louco, que se apresentavam junto com a equipe. E, por questões de segurança dos atletas e do público, estimado em cerca de 12 mil pessoas, os organizadores decidiram transferir o espetáculo para este sábado.

A organização do evento está sob responsabilidade da Prefeitura de Portel, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, que conta com apoio do Banpará, da Fundação Cultural do Pará e do deputado estadual Antônio Doido. “O Freestyle entrou definitivamente no cronograma do verão portelense. A cada ano cresce o número de participantes e de espectadores”, disse o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Idinor Ferreira.

VEJA MAIS:

Portel recebe nesta sexta (25) a segunda edição do Freestyle de Motocross na Praia do Tucano
Entre as atrações confirmadas está o lendário Gilmar Pereira Flores, o Joaninha, um dos maiores nomes do motocross estilo livre no Brasil

Motocross em Canaã: A força de uma mulher que transforma sonhos em realidade
Conheça a história de Luzia Silva, chefe de equipe de motocross.

Entre as atrações, o público poderá ver de perto o talento de Gilmar Pereira Flores, o lendário Joaninha, hexacampeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle. Joaninha, natural de Sinop (MT), foi o primeiro piloto brasileiro a realizar o famoso backflip (looping invertido). Desde 2005, ele viaja com a Equipe 99, grupo que utiliza um caminhão adaptado como rampa de manobras para shows em todo o Brasil.

“O Marajó e a Amazônia fazem parte da minha trajetória esportiva. Compartilhar o que amo com esse público é extremamente gratificante para a minha carreira”, disse Joaninha, que esteve em Portel também em 2024. Outro nome de peso é o roraimense Jonílson Silva, O Kiko Louco, campeão brasileiro de motocross freestyle em 2020. Conhecido como “a lenda do motocross estilo livre”, Kiko já se apresentou em países como China e Dubai, além de diversas cidades brasileiras.

“Viajo o Brasil todo levando meu trabalho, e participar de um evento dessa grandeza na Amazônia marajoara é um encanto. Sou muito grato pela confiança e, sempre que puder, voltarei com satisfação”, afirmou o piloto. O Freestyle faz parte do calendário oficial do Festival de Verão de Portel 2025, que movimenta a cidade com diversas atrações culturais e esportivas.