Xabi Alonso evita polêmica, diz que conversará com Vini Jr. e elogia atuação: 'Contribuiu muito'
O camisa 7 esbravejou, xingou e foi direto para os vestiários após ser substituído por Rodrygo
Além de mudar a forma de jogar do Real Madrid e mudar o status de jogadores antes "intocáveis" sob o comando de Carlo Ancelotti, como Vinícius Jr. e Federico Valverde, Xabi Alonso tem se notabilizado neste início de trabalho no clube da capital espanhola por evitar conflitos e resolver os problemas internamente.
Após lidar com outra demonstração de insatisfação de Vinícius Jr., neste domingo, diante de um Santiago Bernabéu lotado e milhares de espectadores pelo mundo, o treinador espanhol tratou de colocar panos quentes e minimizou a ira de seu atacante. O camisa 7 esbravejou, xingou e foi direto para os vestiários após ser substituído por Rodrygo aos 26 minutos do segundo tempo, quando o Real Madrid já vencia por 2 a 1.
VEJA MAIS
"O Vini contribuiu muito, assim como os demais jogadores. É uma vitória merecida, e eu diria que foi até pouco porque criamos bastante. Ela nos permitirá recuperar a sensação de ser um time competitivo em jogos importantes. Depois falaremos do resto", disse o treinador, valorizando a vitória sobre o Barcelona, ao ser questionado sobre a atitude do atacante.
Apesar de elogiar a atuação de Vinícius Jr., Xabi Alonso prometeu conversar com o atleta internamente. "Há personalidades diferentes dentro do elenco e precisamos entendê-las. Agora vamos aproveitar, e depois conversarei com ele sobre isso, é claro", explicou o treinador espanhol. "Tirei muitas coisas boas sobre o jogo e sobre o Vini. Não quero perder o foco no que é importante, mas são coisas sobre as quais falaremos."
O atacante brasileiro não escondeu a irritação ao ser substituído pela sétima vez nos nove jogos em que atuou como titular na temporada. Sua explosão foi criticada pelos jornais de diferentes países e repercutiu tanto quanto a confusão no final do jogo, fruto das declarações polêmicas de Lamine Yamal antes do clássico.
"Não sei se a equipe estava mais motivada por causa do Lamine, mas estava motivada. Porque sabíamos o que a vitória significava. Estou muito feliz pelos rapazes, porque eles precisavam daquela sensação de vencer um grande jogo", afirmou Xabi Alonso, minimizando também o tumulto generalizado após a partida, quando seus atletas foram tirar satisfações com o jovem do Barcelona. "No fim das contas, foi a tensão do momento. Esses confrontos sempre aconteceram. Não devemos nos assustar com esse confronto saudável, e eu vejo dessa forma."
Repercussão
O diário "Marca", de Madri, destacou a "raiva brutal de Vini" após a substituição aos 26 minutos do segundo tempo. O jornal destacou que "poucas vezes um jogador deixou tão evidente seu descontentamento com uma substituição", repetindo os xingamentos do camisa 7 quando viu a placa com seu número levantada pelo quarto árbitro.
Em sua análise, o "Marca" ressaltou a "reprovação (da torcida) no Santiago Bernabéu, que não conseguia entender a atitude do brasileiro quando o jogo estava longe de terminar" e, apesar de lembrar o bom jogo que o atacante fazia, lamentou a atitude "que 'ataca' diretamente a decisão de seu treinador e 'atinge' Rodrygo, que também esperava sua chance de brilhar no El Clásico".
As críticas se estenderam ao "Mundo Deportivo", de Barcelona, que questionou na manchete: "Vinícius, por que é sempre você?". O jornal catalão afirmou que "o brasileiro se tornou o jogador com maior cobertura da mídia no clássico, apesar de não ter marcado nem dado assistência".
"A partir daquele minuto, aos 26, Xabi Alonso já sabia que poderia vencer o clássico por 10 a 1, e não importaria: a primeira pergunta na sala de imprensa seria sobre Vinicius e sua raiva com a substituição. E isso é natural. O brasileiro o desafiou diante de todo o Bernabéu", comentou a publicação, comparando as reclamações do atacante às do italiano Mario Balotelli.
Com duras críticas, o diário catalão disse que Vini Jr. não tem lidado bem com a perda do trono para Mbappé e Bellingham, "que geram menos ódio dos adversários, inspiram respeito e se vestem melhor". Além da substituição, o jornal atacou Vinícius por sair do banco para tirar satisfações com Lamine Yamal, após o apito final, alimentando a confusão entre os jogadores das duas equipes.
A ira de Vini Jr. Também chamou a atenção em outros países. "A tremenda raiva de Vinícius por ter de deixar o campo no clássico: foi direto para o vestiário", anunciou o "Olé", da Argentina, lembrando que o brasileiro não cumprimentou Rodrygo nem Xabi Alonso ao ser substituído. "A Bola", de Portugal, publicou um vídeo do momento em que Vini "perde a cabeça", enquanto o "The Sun", da Inglaterra, destacou a briga no final da partida com fotos de Vini sendo contido enquanto tentava se aproximar do banco do Barcelona.
Palavras-chave