CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Três dos nove candidatos à Prefeitura de Belém já tiveram o registro julgado; saiba quem são

Justiça eleitoral é a responsável e tem até o dia 16 de setembro para concluir processos. Fatores de elegibilidade são analisados

Camila Azevedo
fonte

Jefferson Lima (Pode), Raquel Brício (UP) e Well (PSTU) são os três candidatos à prefeitura de Belém que já tiveram o registro julgado e deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que estão aptos a concorrer e, em caso de vitória, a tomarem posse no cargo de gestor municipal. O balanço é desta quinta-feira (29/8). Ainda falta o julgamento dos outros seis concorrentes do pleito: Delegado Éder Mauro (PL), Delegado Eguchi (PRTB), Edmilson Rodrigues (PSOL), Igor Normando (MDB), Ítalo Abati (Novo) e Thiago Araújo (Republicanos).

VEJA MAIS

image O que é um suplente de vereador? Ele recebe salário?
Veja o que diz as regras eleitorais e em quais situações o suplente assume uma vaga

image Horário eleitoral começa nesta sexta-feira (30/8), veja como funciona
Confira os horários de exibição e as regras das propagandas veiculadas

image Quanto ganha um vice-prefeito? Confira quanto é o salário em Belém 
O vice-prefeito é a segunda figura mais importante na gestão, depois do prefeito

A justiça eleitoral é a responsável por analisar esses registros. Alguns fatores são levados em consideração, como a nacionalidade do candidato, a filiação partidária em até seis meses antes das eleições - no caso das desse ano, até o dia 6 de abril -, a idade mínima para concorrer (18 anos para vereador e 21 para prefeito e vice-prefeito), se ele tem domicílio, se foi escolhido em convenção partidária e se tem a ficha limpa. Esses pontos constam na Constituição Federal.

Se os requisitos forem atendidos pelos candidatos, o registro é tido como deferido. Sávio Melo, advogado eleitoral, explica que o indeferimento se dá por uma série de questões, como condenações criminais, improbidade administrativa, processos administrativos, entre outros. “Se a pessoa tiver o registro indeferido e deseja continuar na disputa, ela tem o direito de recorrer. Quando ela recorre, ela continua apta a fazer propaganda política e o nome vai estar nas urnas. A consequência é que a votação não será validada”.

O caminho para a entrada do pedido de recursos do candidato que teve o registro indeferido começa pelo fórum eleitoral, conforme destaca Sávio. “O indeferimento tem muito a ver com a validade de votos. A votação não vai ser validada. Nas eleições municipais, o pedido de recurso começa na zona [no caso de Belém, localizado na travessa Pirajá] eleitoral, onde ficam os juízes eleitorais. Depois, pode passar para o Tribunal Regional Eleitoral [TRE] e pode chegar ao TSE”, completa o advogado.

Pará

Até as 16h30 desta quinta-feira, o TSE havia julgado 3.404 candidaturas do Pará, entre vereadores, prefeitos e vices. No total, o estado conta com 17.926 pessoas concorrendo nas eleições de 2024, sendo que 14.522 ainda aguardam julgamento da Justiça, que tem até o dia 16 de setembro para completar todos os processos. Este ano, 467 pessoas concorrem para o cargo de gestor municipal (1.548 candidatos à reeleição), 473 para vice e 16.986 pleiteiam a posição de vereador - sendo 1.814 vagas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eua x brasil

Após tarifaço, volta a viralizar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções dos EUA a Moraes

No vídeo, parlamentar fala que tem levado "a realidade dos fatos" às autoridades americanas

2

ENTREVISTÃO

Edmilson confirma máfia do reboque e diz que Igor virou as costas à população mais carente

Nas suas declarações, o ex-prefeito ainda afirmou que a cidade recebeu investimentos significativos durante sua gestão e que a atual prefeitura tem preferido atender interesses de minorias, em detrimento das regiões mais carentes de Belém.

3

Política

Parlamentares estaduais denunciam serviço irregular de guincho em Belém

Denúncia aponta ilegalidade na prestação do serviço por ausência de licitação pública para contratação da empresa de propriedade de familiares do chefe de gabinete do prefeito Igor Normando

4

resposta

Bolsonaro diz que recebeu 'com muita alegria’ nota de Donald Trump

Trump descreveu Bolsonaro como um "líder forte, que realmente amava seu País"