Três dos nove candidatos à Prefeitura de Belém já tiveram o registro julgado; saiba quem são

Justiça eleitoral é a responsável e tem até o dia 16 de setembro para concluir processos. Fatores de elegibilidade são analisados

Camila Azevedo
fonte

Jefferson Lima (Pode), Raquel Brício (UP) e Well (PSTU) são os três candidatos à prefeitura de Belém que já tiveram o registro julgado e deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que estão aptos a concorrer e, em caso de vitória, a tomarem posse no cargo de gestor municipal. O balanço é desta quinta-feira (29/8). Ainda falta o julgamento dos outros seis concorrentes do pleito: Delegado Éder Mauro (PL), Delegado Eguchi (PRTB), Edmilson Rodrigues (PSOL), Igor Normando (MDB), Ítalo Abati (Novo) e Thiago Araújo (Republicanos).

VEJA MAIS

image O que é um suplente de vereador? Ele recebe salário?
Veja o que diz as regras eleitorais e em quais situações o suplente assume uma vaga

image Horário eleitoral começa nesta sexta-feira (30/8), veja como funciona
Confira os horários de exibição e as regras das propagandas veiculadas

image Quanto ganha um vice-prefeito? Confira quanto é o salário em Belém 
O vice-prefeito é a segunda figura mais importante na gestão, depois do prefeito

A justiça eleitoral é a responsável por analisar esses registros. Alguns fatores são levados em consideração, como a nacionalidade do candidato, a filiação partidária em até seis meses antes das eleições - no caso das desse ano, até o dia 6 de abril -, a idade mínima para concorrer (18 anos para vereador e 21 para prefeito e vice-prefeito), se ele tem domicílio, se foi escolhido em convenção partidária e se tem a ficha limpa. Esses pontos constam na Constituição Federal.

Se os requisitos forem atendidos pelos candidatos, o registro é tido como deferido. Sávio Melo, advogado eleitoral, explica que o indeferimento se dá por uma série de questões, como condenações criminais, improbidade administrativa, processos administrativos, entre outros. “Se a pessoa tiver o registro indeferido e deseja continuar na disputa, ela tem o direito de recorrer. Quando ela recorre, ela continua apta a fazer propaganda política e o nome vai estar nas urnas. A consequência é que a votação não será validada”.

O caminho para a entrada do pedido de recursos do candidato que teve o registro indeferido começa pelo fórum eleitoral, conforme destaca Sávio. “O indeferimento tem muito a ver com a validade de votos. A votação não vai ser validada. Nas eleições municipais, o pedido de recurso começa na zona [no caso de Belém, localizado na travessa Pirajá] eleitoral, onde ficam os juízes eleitorais. Depois, pode passar para o Tribunal Regional Eleitoral [TRE] e pode chegar ao TSE”, completa o advogado.

Pará

Até as 16h30 desta quinta-feira, o TSE havia julgado 3.404 candidaturas do Pará, entre vereadores, prefeitos e vices. No total, o estado conta com 17.926 pessoas concorrendo nas eleições de 2024, sendo que 14.522 ainda aguardam julgamento da Justiça, que tem até o dia 16 de setembro para completar todos os processos. Este ano, 467 pessoas concorrem para o cargo de gestor municipal (1.548 candidatos à reeleição), 473 para vice e 16.986 pleiteiam a posição de vereador - sendo 1.814 vagas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país