Horário eleitoral começa nesta sexta-feira (30/8), veja como funciona

Confira os horários de exibição e as regras das propagandas veiculadas

O Liberal
fonte

Começa oficialmente em rádios e televisões nesta sexta-feira (30/8), o horário eleitoral gratuito, onde os candidatos nas eleições municipais deste ano podem se apresentar aos eleitores. As transmissões seguem até o dia 3 de outubro, com acréscimo que vai de 11 a 25 de outubro, no caso de um segundo turno. Os partidos, federações e coligações dividem o seu tempo de exibição entre candidatos a prefeitos e vereadores.

As propagandas veiculadas nas emissoras de rádio, mesmo as comunitárias e nas de TV com sinal aberto, precisam seguir regras definidas pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019 e atualizada este ano, devido ao avanço de novas tecnologias. O horário eleitoral em si também é regulamentado pela Lei 9.504/1997 e dividido entre as emissoras por meio de sorteio no caso de municípios com mais de uma. As siglas também usam as inserções durante a programação.

Horários de transmissão

Os candidatos a prefeito terão suas propagandas exibidas de segunda a sexta, tanto pela manhã quanto pela tarde. Além do horário padrão, os partidos também podem usar as inserções de 70 minutos diários, de segunda à domingo, que entram durante a propagação ao longo do dia. Essas precisam ir ao ar entre 5h e meia-noite, sendo divididas entre candidaturas a prefeito (60%) e vereador (40%).

  • Apenas para o cargo de prefeito:

Rádio (7h às 7h10 e das 12h às 12h10);

Televisão (13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40)

  • Inserções (prefeito e vereador):

Entre 5h e 00h

Regras da propaganda

Durante o Horário Eleitoral não é permitida a propaganda paga e para promoção de marca ou produto. Também está proibida a veiculação de propaganda que ridicularize as candidatas e os candidatos, assim como o uso de montagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais. Para preservar a imagem dos adversários e manter um ambiente equilibrado, também não é permitido veicular imagens de pesquisa ou consulta popular em que seja possível identificar a pessoa entrevistada ou que haja manipulação de dados.

VEJA MAIS

image Eleições 2024: quando vai ser o pleito deste ano? Veja as datas
Em outubro os eleitores irão escolher os novos prefeitos e vereadores de seus municípios

image Eleições 2024: quantos vereadores são eleitos em Belém?
Veja o que diz a lei e entenda como é determinada essa quantidade

Emissoras sorteadas em Belém e Ananindeua

Em municípios com mais de uma emissora, ocorre o sorteio para definição das responsáveis por gerarem os conteúdos. Apesar da seleção, todas as demais emissoras retransmitem as propagandas. Em Belém, três emissoras foram sorteadas (TV Boas Novas; TV Liberal e Fundação Nazaré de Comunicação) como geradoras para o período de exibição, durante o primeiro turno. No município de Ananindeua ficou definida como geradora a “TV Novo Estado de rádio e televisão”.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país