TRE entrega urnas eletrônicos em regiões de difícil acesso no Pará

Carro, barcos e helicóptero são usados na distribuição

Keila Ferreira
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA) está finalizando a entrega das urnas eletrônicas aos locais de votação, inclusive realizando transporte multimodal para chegar às regiões de mais difícil acesso, que exigem o uso de carro, barco e helicóptero. “Sábado é um dia bastante importante porque praticamente todos os preparatórios já foram realizados. No entanto, aquelas localidades de mais difícil acesso, é o momento em que as urnas são deslocadas. Eu cito como exemplo os mais de 800 locais que ficam em regiões ribeirinhos”, explica Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE/PA.

Como esses locais, normalmente, não resguardam condições necessárias para que as urnas passem muito tempo por lá, o transporte começa a ser feito na véspera do pleito. Hoje, saíram embarcações levando os equipamentos utilizados na votação, mesários e em muitas situações, homens das forças de segurança. 
Entre as regiões que tiveram o transporte das urnas programado para hoje, está o Arquipélago do Marajó e Oeste paraense. 

image Equipe do TRE em aldeia, em Aveiro (Divulgação)

Na Região Metropolitana, a distribuição das urnas aos locais de votação começou na sexta (13), e neste sábado, a maioria das seções já está sendo montada para receber os eleitores. O trabalho de transporte dos equipamentos para os locais de votação só termina na madrugada de domingo, com o envio para algumas localidades, entre elas a região ribeirinha de Belém.

Em todo o Pará, serão utilizadas 17.717 urnas durante a votação, em cerca de 18 mil seções eleitorais – existe a possibilidade de uma mesma urna eletrônica atender mais de uma seção. Além disso, a Justiça Eleitoral conta com mais de dois mil equipamentos de contingência, preparados para substituir algum que dê problema durante a votação.
Após chegarem ao local onde funcionarão as seções, é garantido o armazenamento e segurança das urnas eletrônicas, até o horário da votação. O técnico de urna ou uma pessoa responsável, fica guardando os equipamentos e também há notificação das forças policiais. Todas as urnas são lacradas e programadas para que não funcionem em período anterior às 7 horas da manhã do dia 15 de novembro, que é a data do 1º turno.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

CORRUPÇÃO

Caso da vice-prefeita de Marituba: PF aponta carro como ‘gabinete da propina’; entenda

Empresário suspeito de corrupção usava carro como base para reuniões e repasses de dinheiro dentro da Alepa; vice-prefeita de Marituba está entre os investigados.

2

MARCO

TJPA garante exclusividade à marca paraense e barra uso indevido de nome por empresa do Paraná

Especialista explica como a vitória histórica protege direitos de empreendimentos regionais e marca um avanço na defesa da concorrência frente a grandes empresas nacionais

3

POLÍTICA

Prefeito de Ananindeua usa jatinho de empresa contratada por R$ 58,5 milhões

Imagens mostram Dr. Daniel Santos em aeronave operada pela Norte Ambiental, que presta serviços de saneamento e coleta de lixo na cidade

4

POLÊMICA

PEC da Segurança Pública gera polêmica ao propor mudanças estruturais nas polícias

Em tramitação na Câmara, proposta divide opiniões ao abrir caminho para extinção da carreira de delegado e centralização das investigações na União; deputados e entidades de classe reagem