Raquel Brício defende criação de estatal de transporte e ensino integral para Belém

Temas como saúde e moradia também ganham destaque no seu projeto de gestão, confira

Maycon Marte
fonte

Entrevista com os candidatos à prefeitura de Belém, realizada pela TV Liberal, ouviu nesta quinta-feira (19/9), a representante do partido Unidade Popular (UP), Raquel Brício. A candidata destaca a criação de uma empresa municipal de transporte público e a implementação do ensino integral como parte das suas medidas principais. Ela acredita que já existem valores, atualmente não captados pela prefeitura, que ficam com o empresariado e que podem subsidiar a criação da estatal.

A candidata explica que no cenário atual, a prefeitura perde valores essenciais para as empresas que operam o transporte público na capital paraense. Assim, ela defende a criação de uma estatal para que o município assuma a responsabilidade pelo serviço, ao invés de terceirizar a demanda. “A prática mostra que isso (terceirização) não é um modelo que funciona porque os empresários tratam apenas como lucro o que deveria ser direito”, afirma. Ela ainda destaca que a sua proposta inclui o direito do passe livre para estudantes e desempregados, e catraca livre aos domingos.

Brício também dá atenção ao segmento da educação, onde planeja implementar o ensino de tempo integral, caso seja eleita. Além das consequências diretas de investir em educação de base, ela explica que o objetivo é também ajudar mães, que, como afirma, “precisam abrir mão do estudo ou trabalho por terem onde deixar os seus filhos”.Sobre o custo operacional para tornar sua proposta viável, ela defende que investir em educação nunca traz perdas. 

“A educação, assim como a saúde, é uma área que quanto mais a prefeitura gasta, mais ela recebe financiamento federal, então ela pode ter ainda mais investimentos, de acordo com o quanto ela faz atuações nessas áreas”, pontua.

VEJA MAIS

image Raquel Brício defende criação de empresa municipal de transporte em Belém
A candidata da Unidade Popular (UP), apresentou suas propostas e defendeu como prioridade na sua agenda a criação de uma estatal de transporte público

image Raquel Brício (UP) quer criar laboratório para distribuir medicamentos de graça em Belém
Outra proposta da concorrente ao Executivo da capital paraense é estatizar o serviço de transporte público na cidade

Saúde e moradia

Na saúde, a candidata pretende eliminar o déficit de profissionais e garantir o pagamento do piso nacional da enfermagem. Para financiar essa iniciativa, ela destaca que “o dinheiro já existe”, mas ainda é importante cortar excessos que hoje prejudicam a receita da cidade. “Acabar com o lucro das empreiteiras e das terceirizadas, que é algo que consome bastante o orçamento das prefeituras, assim conseguindo investir e valorizar o servidor público também”.

Outro ponto sensível das suas propostas, é a questão da moradia, pela qual a candidata já demonstra proximidade na sua trajetória de militância. Ela relembrou uma desapropriação recente na cidade, onde havia famílias abrigadas reivindicando moradia. Brício propõe desapropriar espaços obsoletos e investir na construção de mais conjuntos habitacionais.

“Nossa proposta é não só construir conjuntos habitacionais, mas também fazer a desapropriação de imóveis abandonados sem função social, de acordo com a lei, com o estatuto da cidade e o princípio da função social da propriedade”, conclui.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

CONDENAÇÃO

Por que Fernando Collor teve a prisão determinada pelo STF? Entenda o motivo da decisão

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente, condenado por corrupção em esquema investigado pela Lava Jato

4

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.