MP apura caso de suposta compra de voto por prefeito e vice-prefeito de Santa Maria do Pará

Vídeo gravou conversa que teria ocorrido em uma reunião com os servidores públicos municipais e prestadores de serviços da Prefeitura

O Liberal
fonte

Um vídeo divulgado nas redes sociais na última semana mostrou os atuais prefeito e vice-prefeito de Santa Maria do Pará, Alcir Costa (PSD) e Darlan Wagner (Avante), respectivamente, em uma conversa que pode configurar compra de voto. O caso teria ocorrido em uma reunião com os servidores públicos municipais e prestadores de serviços da Prefeitura, realizada na terça-feira (27).

As imagens incluem falas de reafirmação relacionadas à participação em carreatas e atos de campanha como condição para a manutenção dos empregos. O Grupo Liberal tentou contato com os políticos, mas não obteve sucesso.

Investigação

Procurado pela redação, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) afirmou, por meio da Promotoria Eleitoral da 4ª ZE, que tomou conhecimento do caso e ele será incluído em procedimento administrativo para apurar o ocorrido, com notificação do candidato e envolvidos para prestarem informações.

“Além disso, a Promotoria Eleitoral comunica que segue acompanhando o processo eleitoral, com realização de reuniões com representantes de partidos e órgãos de fiscalização e controle, assim como expede recomendações para que sejam respeitadas a legislação e prevenir crimes”, informou o órgão, nesta segunda-feira (2).

O procurador Alan Mansur havia explicado à reportagem, no final de semana, o que poderia acontecer se a denúncia chegasse até o Ministério Público Eleitoral (MPE). “Em tese, o caso pode se incluir como compra de voto e também abuso do poder político. Caso confirmado, o MP eleitoral pode entrar com ação judicial na Zona Eleitoral, postulando aplicação de multa e cassação de registro (ou mandato eleitoral, caso eleito) e inelegibilidade por 8 anos”, destacou.

As imagens

“Quantos funcionários tem aqui? A maioria. Sabe quantos querem tomar o lugar de vocês? Eu, o Alcir e o Ney a gente não consegue brigar, só nós três, com aquele grupo todinho. Então, a gente precisa de cada um de vocês defendendo o trabalho de vocês, defendendo a família de vocês”, afirma o vice-prefeito Darlan.

Em outro trecho do vídeo, ele volta a defender que os servidores precisam se unir com o objetivo de reeleger Alcir Costa, fazendo uma suposição do que pode vir a acontecer caso o grupo deles não saia vencedor do pleito eleitoral. “Se nós perdemos a eleição, nós perdemos o nosso emprego, a nossa família vai passar por uma… vai ter que passar por outra [gesticula com as mãos] para recomeçar de novo. Então, a gente não pode deixar isso acontecer”, acrescenta.

Eleições em Santa Maria

Além da coligação “Juntos somos mais fortes” (PSD/Avante/Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania)), liderada por Alcir e Darlan, outros dois grupos disputam a eleição em Santa Maria do Pará. São eles: coligação “Por amor a Santa Maria” (Republicanos/Podemos/PP), que tem como candidato majoritário César do Asfalto; e a coligação “Juntos, construindo o futuro” (MDB/PDT/ Federação Brasil da Esperança - FE BRASIL (PT/PC do B/PV)/União, liderada por Diana Melo.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país