Pesquisa Quaest aponta vitória de Igor com 59% dos votos válidos em Belém

Contratada pela TV Liberal, a pesquisa do instituto foi divulgada neste sábado (26/10). O Delegado Éder Mauro (PL) alcançou 41%.

Elisa Vaz
fonte

O candidato Igor Normando (MDB) está 18 pontos percentuais à frente de seu adversário na corrida eleitoral para a Prefeitura de Belém, como mostra a última pesquisa Quaest antes do segundo turno, marcado para este domingo (27/10). De acordo com os dados, divulgados neste sábado (26), ele soma 59% dos votos válidos na capital paraense. O Delegado Éder Mauro (PL) alcançou 41%.

É desta forma, segundo a Quaest, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das eleições. Para o cálculo, foram levadas em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade de Belém. Assim, foi aplicada uma estatística que reduz o viés de abstenção considerando o histórico de votação local. 

image (Quaest)

Pesquisa Estimulada

Se for considerado o cenário estimulado, incluindo os eleitores indecisos, os que vão votar em branco ou nulo e os que não vão votar, Igor Normando (MDB) aparece com 53% das intenções de voto. O cenário estimulado é quando o entrevistado tem acesso a uma lista com os nomes dos candidatos que estão na disputa. No levantamento anterior, publicado em 19 de outubro, o percentual apontado era de 51% para o candidato.

image Eleições 2024: 72% dos eleitores confiam que seu candidato é o melhor para Belém, diz Quaest
De acordo com a última pesquisa divulgada neste sábado (26/10), outros 22% rejeitam o candidato opositor; 6% não souberam opinar

image Eleições 2024: Em Belém, 84% dos eleitores já decidiram seu voto, aponta pesquisa Quaest
Ampla maioria dos eleitores já decidiu em quem votará neste domingo (27/10); 15% afirma que ainda pode mudar

Já seu concorrente, Delegado Éder Mauro (PL) aparece com 32% das intenções de voto no cenário estimulado, o que representa uma queda de um ponto percentual ante o último resultado, que o apontava com 33%. 

A pesquisa também traz o percentual de eleitores que ainda estão indecisos, que passou de 6% no último levantamento para 3% neste fim de semana. Quanto aos eleitores que devem votar em branco, nulo ou que não pretendem comparecer às urnas, o número chega a 12% na véspera da votação - a última pesquisa apontou o percentual de 10%.

image (Quaest)

Cenário Espontâneo

No cenário espontâneo, quando o eleitor não recebe a informação de quem são os candidatos na corrida, Igor Normando (MDB) segue à frente, mas com um percentual menor, de 47% das intenções de voto. Na última pesquisa, considerando este cenário, ele estava com o mesmo índice.

O Delegado Éder Mauro (PL), por sua vez, enfrenta uma queda nas intenções de voto no cenário espontâneo - antes aparecia com 29% e agora, com 27%. Houve alta de um ponto percentual entre os indecisos - o número passou de 21% para 22% - e nos que vão votar nulo, em branco ou não vão votar - avançou de 3% para 4% entre os dois levantamentos.

A Quaest, contratada pela TV Liberal, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-09517/2024.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país