MDB conquista maior bancada na Câmara de Belém; PL e União Brasil crescem

O partido do governador Helder Barbalho segue com a maior bancada legislativa na capital; PL e União Brasil estavam sem representante na atual composição da Câmara e agora conquistam 3 cadeiras cada um.

Jéssica Nascimento
fonte

O MDB (Movimento Democrático do Brasil) conquistou a maior bancada na Câmara Municipal de Belém na eleição do último domingo (6). A sigla elegeu 9 vereadores na capital. Apesar da queda no número de representantes no legislativo local -  eram 13 vereadores na atual composição da casa - o partido do governador Helder Barbalho segue como maioria nos próximos anos. 

Com maior crescimento no legislativo de Belém, o PL (Partido Liberal), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 3 vereadores nas eleições de 2024. São eles: Ágatha Barra, Mayky Vilaça e Zezinho Lima. A sigla estava sem representante na Câmara Municipal na atual composição. 

O mesmo cenário ocorreu com o União Brasil, fusão do antigo PSL (Partido Social Liberal) e do Democratas. Sem cadeiras na atual composição da casa legislativa, o partido elegeu 3 vereadores: Felipe Vinagre, Vitor Sales e Zeca do Barreiro. Totalizou, assim, o mesmo número de representantes do PL. 

Outros partidos tiveram crescimento tímido nas eleições de 2024. O PDT (Partido Democrático Trabalhista) conquistou uma vaga a mais. Tinha apenas um vereador; agora; são dois. A mesma situação se repetiu com o PP (Partido Progressistas) nos números. 

Já o PRD (Partido Renovação Democrática) e o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) estavam sem representante no legislativo local, mas conquistaram apenas uma vaga na eleição deste domingo.

Por outro lado, partidos perderam espaço no número de vereadores da capital. O Psol (Partido Socialismo e Liberdade) teve a bancada reduzida em 50%. Eram quatro vereadores na atual composição; agora, são apenas dois. O PT (Partido dos Trabalhadores) tem um representante a menos. Eram três; agora, são dois. O Cidadania perdeu a única vaga que tinha na casa nesta eleição. 

Outras siglas, no entanto, mantiveram o número de representantes na Câmara Municipal de Belém. É o caso dos partidos Rede Sustentabilidade com apenas 1 vereador; PSD (Partido Social Democrático) com 4; PSB (Partido Socialista Brasileiro) também com 1 vereador; Republicanos, com 2; PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), com 1; e PV (Partido Verde), também com apenas 1 vereador. 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país