Igor diz que vai entregar todas as obras de Belém até a COP 30 e que não vai ‘barganhar cargos’

Igor Normando foi eleito prefeito de Belém com 56,36% dos votos válidos

Emilly Melo, Eduardo Rocha e Gabriel Bentes*
fonte

O prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), de 38 anos, em seu primeiro pronunciamento após o resultado do segundo turno das Eleições Municipais, neste domingo (27), se comprometeu a entregar todas as obras que estão sendo realizadas para a preparação da capital paraense para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) até novembro do próximo ano. 

Segundo ele, a nova gestão terá dois pontos centrais de imediato, que incluem a manutenção urbana – com recolhimento e destinação adequada do lixo, asfaltamento na cidade e melhoria no transporte público – e aceleração das obras de infraestrutura. 

“Temos que ter a capacidade de, em paralelo à manutenção da cidade, tocar as obras da COP, para que elas acelerem o estágio em que estão e que a gente possa entregar antes de novembro as obras todas concluídas para que a gente possa ter um evento extraordinário”, declarou o prefeito eleito. 

Igor Normando frisou que a escolha para os representantes e secretários da nova gestão ainda serão definidos após reuniões com a sua equipe. Ele ressaltou que não pretende fazer “barganha de cargos”, em referência a troca de favores no meio político. “Acho fundamental que a gente possa desmistificar uma velha prática política que é barganhar cargos, secretarias e espaços. Em momento algum fizemos isso, desde o início da nossa jornada, os partidos que vieram até nós e as candidaturas de segundo turno sempre vieram com uma certeza. Estamos fazendo uma ampla frente para transformar a nossa cidade. A partir de amanhã [esta segunda-feira], vamos reunir o nosso time e vamos definir quem vai fazer parte da equipe de transição, as secretarias e as pessoas que vão ocupar esses espaços. Lembrando que vamos ter pessoas qualificadas e que têm a capacidade de gestão e entrega”. 

O prefeito eleito enfatizou que pretende, a partir do primeiro dia de gestão, atuar para que os belenenses voltem a ter orgulho de morar na capital do Pará. "Agora, a partir de 1º de janeiro, empreender o nosso grande desafio, a nossa grande responsabilidade, que é, sem dúvida, devolver o orgulho para a nossa cidade, fazer com que cada belenense possa, cada vez, se sentir mais orgulhoso de viver aqui, de morar aqui, de escolher essa terra para viver", pontuou.

Igor Normando reafirmou o propósito de prezar pela parceria da Prefeitura de Belém com o Governo do Pará e com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e outras pastas, e "sobretudo com a nossa população". "Hoje, essa frente ampla teve o orgulho de levar uma campanha limpa, uma campanha propositiva, uma campanha que fez com que as pessoas voltassem a discutir política. Eu tenho muito orgulho de junto o Cássio (Cássio Andrade, do PSB, vice-prefeito eleito) ter percorrido todos os bairros de Belém, verificando a realidade de cada bairro", destacou.

Ministro e governador reforçam parceria com a nova gestão

O ministro das Cidades e presidente do MDB no Pará, Jader Filho, comemorou sobre o crescimento do partido político no Estado e sobre a aliança entre as esferas políticas a partir do novo governo em Belém. "Hoje, fechamos 85 prefeituras nos quatro cantos do Estado do Pará. Mas, acima de tudo, o povo do Pará entendeu qual a mensagem que o MDB tinha. A mensagem do trabalho, a mensagem de cuidar de gente. A mensagem de parceria", disse o ministro.

"Agora, encerrada a eleição, essa parceria, ao nível do Governo Federal, ao nível do Governo do Estado, e agora ao nível da prefeitura, a nossa responsabilidade, só se amplia. A gente não cresce só no nível de prefeituras, cresce também a nossa responsabilidade no mesmo tamanho daquilo que o povo do Pará representa", falou Jader Filho.

Por sua vez, Helder Barbalho agradeceu aos eleitores paraenses que confiaram a Igor Normando o "cargo extraordinário e importante, que é a prefeitura", e também destacou a parceria entre os governos federal, estadual e municipal."Cabe a mim agradecer a sociedade paraense pelo reconhecimento, por ter acreditado e confiado àqueles que estão próximos da nossa gestão, ao campo político ao qual representamos. Também cabe a mim agradecer aos demais partidos que compõem o nosso campo político. Na história desse estado" agradece o governador. 

"Que nós possamos devolver essa confiança através dessa parceria do governo do estado, governo municipal e governo federal, para que diretamente isto possa fazer bem e transformar as vidas das pessoas", diz Helder Barbalho. Além de Jader e Helder, estavam presentes o vice-prefeito, Cássio Andrade, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, a deputada federal e mãe de Helder, Elcione Barbalho, e as duas primeiras damas dos novos gestores de Belém.

Vice-prefeito eleito, Cássio Andrade, agradeceu aos eleitores de Belém ao seu companheiro de chapa pela confiança e afirmou que esta é uma oportunidade para fazer uma boa gestão.

“É uma alegria estar presente nesta candidatura, que eu digo que foi a mais feliz e entusiasmada da minha vida [...]. Assumimos essa vitória com muita humildade, mas também com muita alegria em saber que vamos ter um momento oportuno de governar Belém, onde o povo depositou em nós a esperança e renovou a esperança na boa política”,concluiu. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país