CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

IBOPE: Edmilson Rodrigues tem 58% e Delegado Eguchi fica com 42% dos votos válidos

Baixe a pesquisa completa e confira a trajetória dos candidatos nas pesquisas

Keila Ferreira

Na última pesquisa Ibope Inteligência sobre as intenções de voto à Prefeitura de Belém no segundo turno, encomendada pela TV Liberal e divulgada neste sábado (28), véspera da eleição, o candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) se mantém na liderança, com 58% das menções, contra 42% do Delegado Federal Eguchi (Patriota).

 

Neste levantamento, para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, o Ibope considerou os votos válidos, ou seja, a proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os brancos, nulos e indecisos.

Conforme a pesquisa, o candidato do PSOL ampliou a vantagem em relação ao seu adversário na disputa. No primeiro levantamento dos votos válidos referente ao primeiro turno, divulgado no dia 21 de novembro, ele aparecia com 52% das intenções de voto, contra 48% de Eguchi.

LEIA MAIS

> QUARTA pesquisa; veja como foi
TERCEIRA pesquisa; veja como foi
SEGUNDA pesquisa; veja como foi
PRIMEIRA pesquisa; veja como foi

Já na pesquisa estimulada, considerando os votos totais (inclusive brancos, nulos e indecisos), Edmilson Rodrigues aparece com 51% das citações, contra 37% de Delegado Eguchi. Brancos e nulos correspondem a 10% e 2% não sabem ou preferem não opinar. No levantamento divulgado há uma semana, o candidato do PSOL aparecia com 45% das intenções de voto, contra 43% do candidato do Patriota. Naquela pesquisa, brancos e nulos correspondiam a 8% e 4% não sabiam ou preferiram não opinar.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), metade dos entrevistados (50%) citou Edmilson Rodrigues e 35% o delegado federal Eguchi. Outros 10% disseram que votariam branco ou nulo e 6% não sabem ou não responderam. No levantamento da semana passada, a menções a Edmilson Rodrigues foram feitas por 44% dos entrevistados, enquanto o candidato do Patriota foi citado por 37% dos eleitores. Além disso, 10% dos entrevistados disseram votar branco/nulo e 9% não sabiam ou não responderam, naquela ocasião. 

PERFIS

Quanto aos segmentos, considerando apenas os votos válidos, o levantamento do Ibope mostrou que Edmilson Rodrigues tem a preferência de eleitores do sexo feminino – 65% das mulheres ouvidas disseram que iam votar no candidato do PSOL e 35% citaram Eguchi. Já os homens estão mais divididos: 51% citaram Edmilson Rodrigues e 49% preferem o Delegado Federal Eguchi.

O deputado federal também foi o mais citado entre os entrevistados de todas as faixas etárias, mas o percentual de intenção de votos a seu favor é maior entre os mais jovens, sendo mencionado por 65% dos que têm de 16 a 24 anos e por 63% dos que têm de 25 a 34 anos. Nesse segmento, o maior percentual do Delegado Federal Eguchi foi entre os que têm de 35 a 44 anos – ele foi mencionado por 49% das pessoas nessa faixa etária, mas Edmilson ainda teve 51% das menções.

Assista às entrevistas com as propostas de Edmilson e Eguchi

Mais citado por eleitores de todos os níveis de escolaridades, Edmilson Rodrigues teve desempenho melhor entre os que possuem ensino fundamental (61%) contra 39% do Delegado Federal Eguchi. Entre os votantes com ensino médio, foram 58% das menções para Edmilson e 42% para o delegado federal. Já entre os de nível superior, 56% citaram o deputado federal do PSOL e 44%, Eguchi.

No que se refere à raça/cor, o candidato do PSOL tem a preferência da maioria dos pretos e pardos, sendo citado por 61% desses eleitores, enquanto o candidato do Patriota foi citado pela maioria dos brancos (52%). Entre os que se disseram de outra raça/cor, foram 58% das menções para Edmilson e 42% para Eguchi.

Edmilson também tem a preferência dos católicos (65%) e dos eleitores que se disseram de outra religião (66%). Já o Delegado Federal Eguchi foi o mais citado entre os evangélicos (53%). Quanto à renda familiar, o melhor desempenho de Edmilson foi entre os que recebem até um salário mínimo (64%), enquanto Eguchi foi citado pela maioria (53%) dos que têm renda de mais de 2 a 5 salários mínimos.

MUDANÇA DE VOTO

Dos eleitores consultados pelo Ibope, 90% afirmaram que a escolha no candidato é definitiva, apenas 9% disseram que ainda podem mudar de voto até este domingo, dia da eleição, e 1% não soube ou respondeu a esta pergunta.

Os mais decididos são os que têm renda familiar acima de cinco salários mínimos – para 97% desse público a escolha do candidato é definitiva. Já o menor percentual ficou entre os que recebem até um salário mínimo (85%).

LEIA MAIS

Lei seca começa a valer a partir de 0h deste domingo (29)
Confronto de concepções e pedidos de direitos de resposta marcam debate na TV Liberal
Veja o que abre e o que fecha no fim de semana do segundo turno das eleições

A maioria dos eleitores entrevistados está decidida também a ir às urnas. Segundo a pesquisa Ibope, mesmo levando em conta a pandemia do novo coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, 91% dos entrevistados afirmaram que com certeza vão votar. Apenas 5% estão em dúvida e 3% afirmaram que não comparecerão de jeito nenhum.

REGISTRO

Ao todo, o Ibope ouviu 602 eleitores, sendo 274 do sexo masculino e outros 328 do sexo feminino. No que se refere à idade, 93 entrevistados têm de 16 a 24 anos, 124 têm de 25 a 34 anos, 142 têm de 35 a 44 anos, 107 de 45 a 54 anos e 136 a partir de 55 anos. Ainda considerando o perfil dos eleitores entrevistados, 154 têm ensino fundamental, 262 têm ensino médio e 186 possuem ensino superior.

Em relação à cor/raça, 474 se declararam pretos/pardos, 101 brancos e 27 outras. Quanto à religião, 279 são católicos, 227 evangélicos e 96 outras. Além disso, 71 entrevistados têm renda familiar acima de cinco salários mínimos, 145 mais de 2 a 5 salários; 161 mais de 1 a 2; 173 até 1 salário e 52 não responderam a esta pergunta.

Veja mais informações em Eleições

A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020, de maneira presencial, com a equipe de entrevistadores utilizando os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo nº PA 05866/2020.

Foram entrevistados 602 votantes e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95% - significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eua x brasil

Após tarifaço, volta a viralizar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções dos EUA a Moraes

No vídeo, parlamentar fala que tem levado "a realidade dos fatos" às autoridades americanas

2

ENTREVISTÃO

Edmilson confirma máfia do reboque e diz que Igor virou as costas à população mais carente

Nas suas declarações, o ex-prefeito ainda afirmou que a cidade recebeu investimentos significativos durante sua gestão e que a atual prefeitura tem preferido atender interesses de minorias, em detrimento das regiões mais carentes de Belém.

3

Política

Parlamentares estaduais denunciam serviço irregular de guincho em Belém

Denúncia aponta ilegalidade na prestação do serviço por ausência de licitação pública para contratação da empresa de propriedade de familiares do chefe de gabinete do prefeito Igor Normando

4

resposta

Bolsonaro diz que recebeu 'com muita alegria’ nota de Donald Trump

Trump descreveu Bolsonaro como um "líder forte, que realmente amava seu País"