Horário eleitoral inicia na sexta-feira (30/8), entenda como funciona

Reunião no TRE definiu prazos e exceções ao período durante o Círio

O Liberal
fonte

De acordo com o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro, para o primeiro turno, e, na possibilidade de um segundo turno, a propaganda deve ser exibida de 11 a 25 de outubro. Na última quarta-feira (21/8), a Comissão de Fiscalização da Propaganda nas Eleições 2024 do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), em reunião com representantes dos partidos políticos e das emissoras, estabeleceu as normas da exibição no estado. As emissoras e a duração dos programas eleitorais dos candidatos são definidos por meio de sorteio.

Os partidos são responsáveis por enviar o material com até 6h de antecedência do horário de veiculação previsto, no formato mp3. Na ocasião, também foi definida a interrupção da inserção das propagandas no domingo do Círio de Nazaré (13/10), durante a transmissão da procissão, que deve durar das 5h às 14h no rádio e na televisão. Os conteúdos do horário eleitoral devem ser veiculados por todas as emissoras de rádio regulamentadas pela Anatel, mesmo as comunitárias, e por todas as emissoras de televisão que operam com sinal aberto.

As propagandas apenas para o cargo de prefeito, no rádio, serão exibidas de segunda a sexta, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. A exibição na televisão será de 13h a 13h10 e das 20h às 20h10. Os partidos também possuem 70 minutos diários para inserções ao longo do dia, que devem ser divididos entre candidatos a prefeito (60%) e vereador (40%), com o máximo de 56 inserções no dia.

No estado, alguns municípios ficam de fora da programação eleitoral, são eles: Anajás, Brejo Grande do Araguaia, Chaves, Melgaço, Piçarra, São João do Araguaia, Jacareacanga, Moju, Ourém, São Caetano de Odivelas e Ulianópolis. Essas cidades não terão a propaganda eleitoral de rádio e tv por não possuírem emissoras.

Emissoras e rádios sorteadas

1º Turno:

  • TV Boas Novas (30 de Agosto a 10 de Setembro);
  • TV Liberal (11 a 22 de Setembro);
  • Fundação Nazaré de Comunicação (23 de Setembro a 3 de Outubro).

2º Turno:

  • Record TV (11 a 25 de Outubro)
  • RBA TV (19 a 25 de Outubro)

VEJA MAIS

image Título de eleitor: prazo para regularização cadastral termina nesta quarta (08/5); veja como agendar
Para votar nas Eleições Municipais de 2024, cidadão precisa estar com o título de eleitor regular

image ​TRE promove reunião com forças de segurança em Marabá
O objetivo do ​encontro é apresentar os dados gerais do eleitorado paraense e específicos de cada região, além de alinhar o plano de segurança para as Eleições Municipais de 2024

Tempo dos candidatos

Dos candidatos que disputam o pleito municipal este ano, nem todos possuem o mesmo tempo de tela ou rádio para as suas propagandas, que foi definida por meio de sorteio, na reunião da última quarta-feira (21). A coligação Levante Belém (MDB; PDT; PP; PRD; PSB; PSD; PSDB; Cidadania; União) possui o maior tempo de duração na televisão, com 4 minutos e 19 segundos. O cenário se repete no rádio, onde a coligação liderada pelo candidato, Igor Normando, também lidera com o mesmo tempo.

O segundo maior tempo de duração é do Partido Liberal (PL), representado pelo candidato Delegado Eder Mauro, com 2 minutos, na TV e no rádio. Em seguida, a coligação “A Nossa Família é o Povo”, (Psol; PT; PC do B; PV), do candidato Edmilson Rodrigues, possui 1 minuto e 56 segundos. A coligação “Belém Quer Mudança de Verdade”, do candidato Thiago Araújo, (Avante-Republicanos-Solidariedade), aparece com 01 minuto e 11 segundos, e o Podemos, de Jeferson Lima, com tempo de 31 segundos.

Outras datas

A definição do horário eleitoral gratuito no município de Ananindeua ocorreu na sexta-feira (23), no Fórum Eleitoral Raimunda Serrão Conceição Tavares Souza. O município é o segundo mais populoso do estado, com cerca de 478.778 habitantes.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

CONDENAÇÃO

Por que Fernando Collor teve a prisão determinada pelo STF? Entenda o motivo da decisão

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente, condenado por corrupção em esquema investigado pela Lava Jato

4

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.