Entenda o que acontece com votos de candidatos com registro indeferido pela Justiça Eleitoral

Advogado especialista em direito eleitoral explica o que diz a legislação nesses casos

Emilly Melo
fonte

Até a próxima segunda-feira, 16 de setembro, 20 dias antes das eleições municipais de prefeito, vice-prefeito e vereador, marcadas para o dia 6 de outubro deste ano, todos os pedidos de registro de candidatura, inclusive os impugnados, devem estar julgados e com as decisões publicadas pela Justiça Eleitoral, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o advogado eleitoral Robério d’Oliveira, os candidatos que tiverem o pedido de registro indeferido e optarem por recorrer da decisão podem manter as propagandas eleitorais. Nesse caso, o candidato fica sub judice, ou seja, com recurso pendente de análise, sendo permitido prosseguir com as atividades de campanha, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver nessa condição.

“Aqueles que tiveram o pedido de candidatura indeferido podem recorrer da decisão do juiz. Então, ele pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral, depois pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, contudo ele segue a sua conta e risco. Se até o dia da eleição ainda não tiver a última decisão favorável, ele pode ter o seu nome na urna, contudo, os seus votos vão ser computados separados”, declara.

O advogado explica que, no resultado final da eleição, se a decisão da última instância da Justiça Eleitoral manter o indeferimento, todos os votos atribuídos a ele serão considerados nulos.

O Código Eleitoral estabelece que as eleições só podem ser concorridas por candidatos registrados pelos partidos; candidato cujas candidaturas sejam em chapa única e indivisível; que tenham se filiado ao partido dentro do período de seis meses antes das eleições. De acordo com a legislação, os documentos necessários para o pedido de registro de candidatura são: cópia da ata da convenção partidária; autorização do filiado ao partido para incluir seu nome como candidato; prova de filiação partidária, declaração de bens; cópia do título eleitoral; certidão de quitação eleitoral; certidões criminais da Justiça (Eleitoral, Federal e Estadual); fotografia do candidato; para candidatos aos cargos do Poder Executivo, como os prefeitos, também é necessário apresentar as propostas defendidas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

encontro

Trump se reúne com Lula, diz que pode avançar rápido sobre rever tarifaço e fala em acordos

Questionado no início se poderia rever o tarifaço sobre o Brasil ainda neste domingo, Trump disse que estavam abertos a "avançar rápido" nesta discussão.

2

Brasil

Moraes assume ação das favelas no STF e pede parecer ao Ministério Público

Ministro dá 24 horas para PGR se manifestar sobre as diligências pedidas pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), após ação policial que resultou em 64 mortes no RJ

3

rEORGANIZAÇÃO

Instituições de Justiça do Pará definem regime especial durante Cúpula do Clima e COP 30

Adaptação nas agendas é necessária para auxiliar realização de grandes eventos que ocorrem no mês de novembro, em Belém

4

decisão

Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil por declarações ofensivas

Os episódios ocorreram entre 2019 e 2020, quando Hang fez publicações e manifestações públicas com frases que, segundo o tribunal, macularam a imagem de Lula