CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em pandemia, 86% dos eleitores confirmaram presença nas eleições, diz Ibope

Nas eleições de Belém de 2016, quase 200 mil pessoas não compareceram às urnas no primeiro turno

Keila Ferreira

Uma das maiores preocupações da Justiça Eleitoral nessas eleições, além da segurança de eleitores, mesários e demais pessoas que trabalham na linha de frente durante a votação, é a possibilidade de um alto índice de abstenção, por causa da pandemia do novo coronavírus. Por essa razão, o Ibope Inteligência também quis saber se o entrevistado pretendia ou não votar, ou ainda estava em dúvida, levando em conta a pandemia e as medidas restritivas de prevenção. Dos eleitores consultados, 86% afirmaram que “com certeza” iriam comparecer às urnas, índice que pode ser considerado alto, se comparado com o volume de faltosos de anos anteriores.

Nas últimas eleições municipais, em 2016, por exemplo, quase 200 mil pessoas em Belém não compareceram às urnas no primeiro turno, o que representou 19% do total de eleitores. O percentual de pessoas que afirmam que vão votar nesta pesquisa do Ibope chega a 90% entre os entrevistados cuja renda familiar é de até 1 salário mínimo e cai para 80% entre os jovens de 25 a 24 anos.

Ainda conforme a pesquisa Ibope, 10% dos entrevistados ainda estão em dúvida se vão ou não votar. O percentual é maior, chegando a 18%, entre os que consideram a administração do prefeito de Belém ótima/boa e a 16% entre os que têm de 25 a 34 anos.

Já os entrevistados que afirmaram que não irão comparecer para votar somam apenas 4%. O índice maior (7%) também foi registrado entre os que consideram a administração do prefeito de Belém ótima ou boa.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

Política

Morre em Belém o ex-vereador e pastor Paulo Queiroz, aos 73 anos

Velório será aberto ao público na Igreja Quadrangular na Pedreirara. Horário ainda será divulgado pela família. 

2

LUTO

Saiba quem foi Paulo Queiroz, ex-vereador e pastor que morreu nesta quarta-feira (6)

Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular no Pará, Paulo Queiroz teve trajetória marcada pela atuação religiosa e política na capital paraense

3

MINISTROS EM BELÉM

Ministros Cármen Lúcia e Flávio Dino participam de congresso da Defensoria Pública do Pará em Belém

Evento reunirá especialistas de todo o país para discutir direitos fundamentais, cidadania e justiça constitucional

4

POLÊMICA

Prefeitura cria manual e alerta: 'se não se sente confortável, talvez esteja no local errado'

Entre as diretrizes previstas no manual está a obrigatoriedade de alinhamento prévio antes de entrevistas e que entrevistas espontâneas sejam desencorajadas, principalmente em cenários classificados como críticos