Eleições no Estado contam com recursos tecnológicos e reforço na segurança

Inteligência Artificial é usada para facilitar o acompanhamento das ações neste domingo (06/10)

Emilly Melo
reprodução / Freepik
fonte

Para as eleições municipais deste ano, as inovações no processo eleitoral incluem vários recursos em diferentes esferas para garantir que o pleito transcorra sem intercorrências no Estado. Neste domingo (06/10), a Justiça Eleitoral e as forças de segurança contam com equipamentos que visam facilitar o processo de votação e garantir o exercício do direito dos cidadãos.

O Tribunal Regional Eleitoral informou que serão usadas urnas com telas maiores e processadores mais eficientes, além da implementação de inteligência artificial para auxiliar os mesários. A solução, chamada de Pertex, permitirá que os mesários tirem dúvidas em tempo real, facilitando o trabalho nas seções eleitorais.

Na segurança, o ciclo operacional é composto por 1.721 viaturas, seis aeronaves, duas bases fluviais instaladas, 60 embarcações e quatro lanchas blindadas, conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

VEJA MAIS

Salários podem chegar a R$ 18 mil em Belém Quanto ganha um vereador? Veja o salário dos parlamentares de Belém
Belém está entre as 15 capitais com os maiores salários pagos aos parlamentares 

Imagem ilustrativa Eleições 2024: saiba quais são as principais mudanças nas regras deste ano
Algumas foram implementadas no pleito de 2022 e agora serão aplicadas pela primeira vez em uma eleição municipal

De acordo com a Segup, hoje, as forças de segurança realizarão policiamento ostensivo nas vias, controle e ordenamento do fluxo de trânsito nas vias, lavratura de procedimentos de polícia judiciária, repasse de informações à Justiça Eleitoral, atendimento médico e primeiros socorros, além de rondas em pontos de apuração e comemoração de votos.

Os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Belém, e os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCRs) em 14 regiões integradas da segurança pública estarão ativos desde às 7h para o monitoramento e acompanhamento em tempo real da movimentação nos municípios.

“Todos os Centros Integrados de Comando e Controle, não só o de Belém, mas também os 14 no interior, têm câmeras de monitoramento, o que somando com as câmaras dos tótens, totaliza próximo de 700 a 800 câmeras que estão estabelecidas próximas aos locais de votação. Lembrando que elas têm Inteligência Artificial, reconhecimento de placa de veículos, reconhecimento de pessoas de pela face, tudo isso ajuda a segurança pública na prevenção e na repressão dos crimes eleitorais”, destaca o titular da Segurança no Estado, Ualame Machado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

EFEITO COLATERAL

Julgamento de Bolsonaro no STF pode transformá-lo em um mártir, diz 'Financial Times'

O jornal britânico também cita a mudança do deputado Eduardo Bolsonaro para os EUA e descreve o juiz Alexandre de Moraes como um dos "mais controversos" do STF

2

primeira-dama

Lula: Janja vai fazer o que quiser; mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa

Presidente rebateu as críticas da oposição à viagem de Janja a Paris

3

entrevista

Bolsonaro diz que prisão seria 'o fim' de sua vida: 'estou com 70 anos'

Ex-presidente admitiu ter conversado com aliados sobre estado de sítio, estado de defesa e intervenção federal, mas que todas as possibilidades foram descartadas "logo de cara"

4

POLÍTICA

Bolsonaro responde Lula e diz que só 'imbecil' acredita em plano de assassinato

Na postagem endereçada a Lula, que assinou com as palavras "um fraterno abraço", Bolsonaro ironiza as investigações sobre a trama golpista