Eleições 2024: apenas duas capitais elegem mulheres para a prefeitura; veja quem são

Prefeitas são as primeiras a serem eleitas em pelo menos 20 anos nessas cidades

Gabriel Bentes
fonte

Com o encerramento da apuração das urnas eletrônicas nestas eleições de segundo turno, realizado neste domingo (27), há o balanço dos novos prefeitos e prefeitas para a próxima gestão municipal. Ao todo, 51 cidades, sendo 15 capitais, tiveram segundo turno. 

Dessas capitais, apenas Campo Grande (MS) e Aracaju (SE) elegeram mulheres, sendo elas as primeiras a serem eleitas em pelo menos 20 anos nessas cidades. Nenhuma havia sido eleita no primeiro turno e sete disputavam o segundo turno. O levantamento é do portal Terra.

VEJA MAIS

image Belém lidera, de novo, definição mais rápida do país neste domingo de Eleições Municipais
'Estou feliz, alcançamos o bicampeonato com o resultado em tempo recorde', afirma presidente do TRE Pará, Leonam Gondim

image Eleições 2024: veja a quantidade de prefeitos eleitos por partidos em capitais
O Partido Social Democrático (PSD) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lideram a lista com cinco capitais cada

image Eleições 2024: veja os prefeitos eleitos nas 15 capitais onde houve 2º turno
Segundo turno das eleições municipais ocorreu neste domingo (27) em 51 cidades brasileiras, sendo 15 capitais

Na capital do Mato Grosso do Sul, o cenário do segundo turno foi totalmente feminino, com as candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) disputando o cargo à prefeitura. Com 100% das urnas apuradas, Adriane obteve 51,45% dos votos e continuará no cargo que ocupa desde 2022, quando Marcos Trad (PSD), de quem era vice, renunciou para concorrer como governador do Estado.

Em Aracaju, que nunca teve uma prefeita mulher, Emília Corrêa (PL) recebeu 57,46% dos votos, contra 42,54% de Luiz Roberto (PDT), e se elegeu a primeira prefeita da capital sergipana.

Veja abaixo as capitais em que mulheres disputavam o 2º turno e o resultado da disputa:

  • Porto Velho (RO): Léo (Podemos), 56,18% x Mariana Carvalho (União), 43,82%;
  • Palmas (TO): Eduardo Siqueira (Podemos), 53,03% x Janad Valcari (PL), 46,97%;
  • Natal (RN): Paulinho Freire (União) 55,34% x Natália Bonavides (PT), 44,66%;
  • Aracaju (SE): Emilia Correa (PL), 57,46% x Luiz Roberto (PDT), 42,54%;
  • Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP), 51,45% x Rose Modesto (União), 48,55%;
  • Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD), 57,64% x Cristina Graeml (PMB), 42,36%;
  • Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB), 61,53% x Maria do Rosário (PT), 38,47%.

(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

política

Lula: País pagou caro por irresponsabilidade de presidente que não quer fazer obra de outro

A crítica foi feita durante a inauguração de uma ponte que liga os municípios de Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). A obra se iniciou no governo de Dilma Rousseff e só foi inaugurada agora

2

POLÊMICA

Em Belém, Arthur do Val critica culinária paraense e causa polêmica na COP30: 'Comida horrorosa'

Ex-deputado conhecido como “Mamãe Falei” falou sobre a organização da conferência e discutiu com os ministros Guilherme Boulos e Anielle Franco

3

POLÍTICA

Presidente da CPMI do INSS pede suspensão por seis meses da cobrança de consignado

Viana disse que o pedido de pausa por 180 dias é uma "medida de proteção"

4

fique atento!

Governo estende prazo para beneficiários de programas sociais fazerem cadastro biométrico

Agora, o governo definiu um calendário gradual para esses registros biométricos serem feitos