Eleições 2022: urnas são transportadas para a Ilha de Cotijuba

Ao todo, 12 urnas eletrônicas foram enviadas para o pleito na ilha, incluindo 4 reservas para possíveis falhas

Camila Azevedo
fonte

Doze urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições 2022 na Ilha de Cotijuba, em Belém, foram transportadas na manhã deste sábado (01) para os locais de votação. Desse total, oito aparelhos serão utilizados no pleito e quatro são reservas, disponíveis para eventuais falhas. Todo o trabalho foi coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará.

Devidamente lacradas, as urnas foram deslocadas por meio de um caminhão baú, do Cartório Eleitoral de Icoaraci, às 7h30, para o trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, de onde foi feito o embarque para Cotijuba. Como o cartório fica bem próximo ao local de embarque, os aparelhos chegaram ao trapiche por volta das 7h35.

[instragram=CjLQ-6FArfx]

A equipe do Tribunal Regional Eleitoral, composta por duas pessoas, recebeu escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no traslado. O embarque foi feito em uma lancha, às 8h20. A viagem até a ilha deve durar cerca de 45 minutos. As oito urnas serão utilizadas em duas zonas em que 32 voluntários participarão: Escolas Marta da Conceição e Unidade Pedagógica Faveira.

Eder Gonçalves, supervisor de informática e representante do TRE no local de embarque, explicou que a ação de fazer o transporte no sábado é para ter tempo suficiente para resolver qualquer problema que possa aparecer. “É justamente para adiantar qualquer problema que a gente tenha, para que ajustemos bem antes. Qualquer situação que tiver, temos quatro para substituir. Como elas são urnas novas, de novos modelos, a probabilidade é bem menos”, afirma.

Urnas transportadas para Cotijuba

O translado da equipe do TRE no domingo de votação também será acompanhado por um reforço militar. “A entrega das urnas é feita para o responsável do colégio. A sala da diretora fica restrita e as urnas têm um horário para ligar no domingo. Elas ligam no início da votação e encerra às 17h, pelo horário de Brasília. Todas estão testadas, auditadas, vários órgãos de segurança participaram”, concluiu Eder.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

SEM PÁTRIA?

Passaporte de apátrida: entenda o que é e o que diz a lei sobre afirmação de Eduardo Bolsonaro

Declaração do ex-deputado reacende debate sobre apatridia, condição jurídica reconhecida apenas quando não há nacionalidade por nenhum país

2

decisão

Eduardo Bolsonaro não pode ter passaporte apátrida, mas pode voltar ao Brasil

De acordo com a ONU, apátridas são pessoas que não têm sua nacionalidade reconhecida por nenhum país

3

polícia

MP apreende R$ 5 milhões em dinheiro vivo em operação que atinge prefeito

Com apoio das Polícias Civil e Militar, os promotores do Gaeco cumpriram 51 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão

4

POLÍTICA

Após cassação, Eduardo Bolsonaro diz que perda do mandato é 'medalha de honra'

A Mesa Diretora da Casa cassou o mandato de Eduardo por faltas