CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Advogado explica os principais direitos de trabalhadores durante as eleições

Profissional aponta como conciliar o expediente com as eleições e quais os direitos dos trabalhadores

Iury Costa*

No dia do pleito eleitoral, alguns estabelecimentos de diversos setores precisam funcionar normalmente, como áreas da saúde, supermercados e restaurantes. Muitos trabalhadores precisar arrumar um jeito de conciliar o expediente com o voto.

A jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entende que o dia das eleições não é considerado um feriado. Portanto, trabalhadores que atuarem nesse dia não têm direito ao pagamento em dobro, como explica Eduardo Brito, advogado especialista em direito do trabalho.

“Não há restrições para o funcionamento dos setores econômicos no dia das eleições, desde que respeitem a legislação trabalhista, as normas coletivas de trabalho e a legislação municipal. O importante é garantir que todos os trabalhadores tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto, com condições para se deslocar ao local de votação”, relara o advogado.

Segundo a legislação, trabalhadores convocados para atuar como mesários ou em outras funções no dia das eleições têm direito a dois dias de folga remunerada para cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral. Trabalhadores que precisam trabalhar em outros setores no dia do pleito eleitoral precisam ter a garantia do empregador para se deslocar e votar. Caso esse direito não seja cumprido, o empregador pode sofrer penalidades.

VEJA MAIS

image Advogado paraense explica o que é permitido nesta última semana de campanha das eleições municipais
No Pará, apenas Belém e Santarém terão votações neste segundo turno

image Debate da TV Liberal - 2º turno: veja o horário, as regras e como assistir ao vivo
Nesta sexta-feira (25/10), Igor Normando (MDB) e Delegado Éder Mauro (PL) disputam a preferência do público

image Que horas sai o resultado das eleições no Pará? Veja como foi no 1º turno
No dia 06 de outubro de 2024, data do primeiro turno, Belém foi a primeira capital do país a ter o resultado definido

“Além de sanções como multas e indenizações por danos morais, os empregadores que impedirem os trabalhadores de exercer o direito de voto podem enfrentar consequências criminais. O assédio eleitoral é considerado um crime eleitoral e pode resultar em penas como multas e até prisão”, explica Eduardo Brito.

O advogado afirma que caso o trabalhador não consiga votar, ele deve justificar a ausência na Justiça Eleitoral no prazo estabelecido para evitar multas. Se o impedimento se deu em razão de ato do empregador, o trabalhador pode procurar as autoridades responsáveis, como o Ministério Público do Trabalho e a própria Justiça Eleitoral, para denunciar.

image Eduardo Brito, advogado especialista em direito do trabalho, dá dicas sobre o direito do trabalhador nas eleições (Foto: Arquivo pessoal)

“O trabalhador pode buscar apoio junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Justiça Eleitoral para denunciar violações de direitos relacionadas ao período eleitoral”, ressalta o advogado trabalhista.

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

REPERCUSSÃO

Bolsonaro réu: políticos do Pará reagem à decisão do STF sobre tentativa de golpe

Aliados acusam perseguição, enquanto oposição comemora responsabilização do ex-presidente

2

primeira-dama

Lula: Janja vai fazer o que quiser; mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa

Presidente rebateu as críticas da oposição à viagem de Janja a Paris

3

POLÍTICA

Bolsonaro responde Lula e diz que só 'imbecil' acredita em plano de assassinato

Na postagem endereçada a Lula, que assinou com as palavras "um fraterno abraço", Bolsonaro ironiza as investigações sobre a trama golpista

4

entrevista

Bolsonaro diz que prisão seria 'o fim' de sua vida: 'estou com 70 anos'

Ex-presidente admitiu ter conversado com aliados sobre estado de sítio, estado de defesa e intervenção federal, mas que todas as possibilidades foram descartadas "logo de cara"